Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mobilidade | 12/08/2016 | 13h03

Rio de Janeiro quer criar estações de carros elétricos compartilhados

Prefeitura abriu licitação para escolher modelo que será usado no serviço

REDAÇÃO AB

O Rio de Janeiro retomou projeto para adotar um sistema de compartilhamento de carros elétricos. A prefeitura da cidade abriu licitação para escolher a fabricante de veículos que fornecerá os automóveis usados na iniciativa. O objetivo é desenvolver um modelo de mobilidade urbana sustentável, inteligente e com baixo nível de emissão de poluentes. As montadoras interessadas deverão entregar propostas até 24 de agosto.

Com o projeto, a prefeitura pretende dar um passo para transformar o município em uma cidade inteligente. O sistema de compartilhamento de carros elétricos chega depois da revitalização da região portuária e implementação de novo centro de controle operacional para gerenciar os transportes. A iniciativa também pretende desestimular o uso de veículos particulares e melhorar assim o trânsito no município.

O sistema de compartilhamento será distribuído entre os bairros com maior demanda por deslocamentos. Serão 50 estações com 200 vagas espalhadas por Cosme Velho, Centro, Cidade Nova, Glória, Leblon, Laranjeiras, Botafogo, Urca, Catete, Copacabana, Leme, Flamengo e Ipanema. A iniciativa carioca não é a única no Brasil. Fortaleza (CE) também está implementando sistema semelhante (leia aqui).



Tags: carro elétrico, compartilhado, Rio de Janeiro.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência