Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Balanço | 09/08/2016 | 12h20

Lucro da Marcopolo no 1º semestre cai 27%

Impacto do mercado interno foi parcialmente atenuado por exportações

REDAÇÃO AB

A retração de 41,9% nas vendas para o mercado interno impactou fortemente os negócios da Marcopolo. Como consequência, o lucro líquido da companhia no primeiro semestre foi de R$ 52 milhões, valor 27% menor que o anotado no mesmo período de 2015. Os ônibus rodoviários foram os mais afetados. Já os urbanos tiveram algum impulso por causa das Olimpíadas, da proximidade de eleições municipais, das licitações em andamento e de repasses de tarifas em algumas cidades.

A queda nos negócios internos foi atenuada pelas exportações, sobretudo no segundo trimestre, quando a fabricante de ônibus alcançou lucro líquido de R$ 43,3 milhões e alta de 16,7% sobre os mesmos três meses do ano anterior.

De acordo com a Marcopolo, os resultados do segundo trimestre refletiram ações adotadas para aumento da eficiência, redução de custos e ampliação do portfólio de clientes. O destaque é o projeto Conquest, que busca o aumento das exportações pelo fortalecimento da atuação nos mercados tradicionais da América Latina e também da cobertura de novos mercados e clientes no exterior.

O crescimento da receita das exportações permitiu à empresa revisar a meta interna de crescimento da receita em dólar de exportações de carrocerias, que passou de 30% para 50% em relação a 2015. Além do projeto Conquest há outras ações para melhora operacional voltadas à diminuição dos tempos de ciclo de produção, aumento da eficiência e melhoria das unidades fabris, além da redução de despesas e custos indiretos.

As empresas controladas pela Marcopolo no exterior registraram queda de 8,6% nas receitas no primeiro semestre, quando foram produzidas 704 unidades, ante 1.201 no primeiro semestre de 2015.



Tags: Marcopolo, exportações, ônibus.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência