Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 05/08/2016 | 16h25

Vendas de veículos usados sobem pelo 3º mês seguido

Com 940,4 mil unidades, volume de julho é 8,8% maior que o de junho

REDAÇÃO AB

As vendas de veículos usados tiveram em julho sua terceira alta consecutiva mensal ao alcançar volume de 940,4 mil unidades, entre leves e usados, representando crescimento de 8,8% sobre junho, quando 864,2 mil veículos trocaram de dono, segundo dados da Fenabrave. Entretanto, os negócios para o segmento registraram queda de 3,6% no acumulado de sete meses na comparação com igual período de 2015, passando de 5,94 milhões para 5,73 milhões, embora o desempenho se mostre muito melhor que o mercado de novos.


- Veja aqui os dados de usados da Fenabrave.
- Leia também Fenabrave refaz projeções de vendas


De acordo com a entidade que reúne o setor de distribuição, a proporção de venda verificada no mês passado foi de 5,2 usados para cada novo vendido em julho. Considerando o segmento pesado, que inclui caminhões e ônibus, esta proporção foi de 5,1 para cada unidade nova.

Por sua vez, o presidente da Anfavea, Antonio Megale, declarou durante a apresentação do balanço do mercado até julho que a proporção está acima do ideal para a indústria: “Os usados continuam com um bom desempenho, em média de 4 para 1, mas a indústria considera que 2 para 1 seria o aceitável”, disse (leia aqui o balanço de novos da Anfavea).

Por segmento, o de veículos leves encerrou o acumulado janeiro-julho com um total de 5,52 milhões de unidades, volume 3,7% abaixo do mesmo acumulado do ano passado, quando 5,73 milhões de veículos usados voltaram às ruas. No comparativo mensal, houve aumento de 9%, para 906,7 mil unidades.

Automóveis puxaram a queda do ano, com retração de 4% no acumulado, para pouco mais de 4,76 milhões contra as 4,96 milhões de unidades anotadas há um ano. Comerciais leves caíram em menor proporção, de 1,6%, para 759,9 mil unidades.

Em pesados, observa-se o mesmo movimento: queda no acumulado, de 1,4%, para 209,4 mil caminhões e ônibus, e alta de 3,2% em julho na comparação com junho, para 33,6 mil veículos.

No segmento de comerciais pesados, os ônibus puxaram o resultado total para baixo ao registrar o pior índice. A queda no período acumulado foi de 5%, ao passar de 23,9 mil para 22,7 mil chassis, enquanto caminhões recuou apenas 1%, para 186,7 mil unidades.



Tags: Vendas, usados, mercado, Fenabrave, Anfavea.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência