Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 05/08/2016 | 13h47

Nissan traz BladeGlider ao Brasil

Esportivo elétrico diferente tem três lugares e atinge 190 km/h

MÁRIO CURCIO, AB | Do Rio de Janeiro (RJ)

Na véspera da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Nissan mostrou no Rio de Janeiro (RJ) o protótipo BladeGlider, um esportivo elétrico que acelera de zero a 100 km/h em 5 segundos e atinge 190 km/h. Um dos destaques é a posição central do motorista. Os passageiros se sentam ao lado e atrás dele. “Num carro convencional o motorista fica à esquerda ou à direita porque no meio do carro existe uma transmissão. No BladeGlider o motorista se senta no meio. Os carros elétricos abrem essa possibilidade”, afirma o presidente mundial da Nissan, Carlos Ghosn, que também revelou no evento um modelo com célula de combustível a etanol (veja aqui).

O BladeGlider já havia aparecido como conceito no Salão de Tóquio de 2013, mas é a primeira vez que a montadora o mostra como um modelo ativo, capaz de rodar. Tem tração traseira e utiliza dois motores elétricos, um em cada roda, fornecidos pela inglesa Williams Advanced Engineering, parceira no projeto.

A potência é de 268 cavalos. A energia elétrica é fornecida por uma bateria de íons de lítio de cinco módulos, de 220 kW. Segundo a Nissan, sistemas de resfriamento foram desenvolvidos tanto para a bateria como para os motores.

Botões e comandos no volante controlam várias funções. Em um display é possível ver a velocidade, a carga da bateria e o funcionamento do modo de regeneração. Os retrovisores externos foram substituídos por câmeras instaladas atrás das rodas dianteiras. A imagem da cada uma é projetada em duas telas no painel.

Também chama a atenção o tipo de abertura das portas, para cima e para trás. Quando visto de frente com as duas abertas o carro lembra um cachorro de focinho comprido e orelhas em pé. O teto é reforçado por uma estrutura de proteção anticapotagem.

Os bancos esportivos em forma de concha têm cintos de quatro pontos de ancoragem. Dois BladeGliders estarão no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, que são patrocinados pela Nissan.



Tags: Nissan, BladeGlider, Carlos Ghosn.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência