Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Distribuição | 03/08/2016 | 17h14

DAF assume controle de revenda em Guarulhos

É a primeira concessionária própria da montadora no Brasil

REDAÇÃO AB

Texto corrigido e alterado em 04/08/2016 às 15:00

A fabricante de caminhões DAF decidiu assumir o controle de sua concessionária em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Localizado à margem da Via Dutra, o ponto era uma concessão da AutoPlanalto e agora passa a ser administrado integralmente pela montadora. É a primeira operação deste tipo no Brasil do Grupo Paccar, ao qual a DAF pertence, que tem outras sete revendas próprias no mundo. A empresa reconhece que esta não é uma prática comum ao seu modelo global de distribuição, mas nega problemas com a AutoPlanalto. A DAF informa apenas que a decisão foi tomada para acelerar o crescimento dos negócios em uma região com grande potencial e de importância estratégica para as vendas da marca.

“Decidimos assumir as operações da concessionária de Guarulhos em função da importância do mercado da Grande São Paulo. Já tínhamos vários caminhões vendidos por meio desta unidade e agora essa operação fortalece a nossa presença e a proximidade junto aos atuais e futuros clientes da região”, afirma em comunicado Adcley Souza, diretor de desenvolvimento de rede da DAF Caminhões Brasil. Com a administração própria, a intenção é fazer do ponto uma referência. “Seguramente queremos que essa concessionária se torne um modelo dentro da rede”, reforça o executivo.

O concessionário AutoPlanalto, que administrava a revenda em Gruarulhos, também tinha outra unidade em Sumaré, na região de Campinas, interior paulista, que foi assumida pelo Grupo Borgato.

O modelo de administração própria de revendas de veículos comerciais não é novo no Brasil e já é usado por marcas como Volvo e Scania, que assim como a DAF trabalham com produtos e alto valor agregado e baixos volumes de venda, o que muitas vezes inviabiliza grandes investimentos de concessionários. A rede de distribuição da DAF vem sendo montada no País por meio de concessões desde 2011, quando a fabricante decidiu instalar sua fábrica em Ponta Grossa (PR). Hoje a rede soma 21 revendas e dois pontos de serviços.

A concessionária DAF Guarulhos tem mais de 3 mil m² de área construída, abrigando showroom e estrutura de peças e pós-vendas, incluindo oito boxes para atender até 16 caminhões simultaneamente. A loja também opera com a linha de peças de reposição TRP da Paccar, que distribui componentes para diversas marcas de caminhões e assim complementa o faturamento.

Além de atender toda a região metropolitana de São Paulo, a unidade é responsável pelas regiões do Litoral Sul do Estado e Vale do Paraíba. Entre os principais clientes da revenda estão Transportes Augustini, Transportes Fraore, Lemar Transportes, Mabruk, Videira Transportes, TransKompa, Gemark, THV Transportes, Tecmar Transportes, Saratoga Transportes, Transportes & Terraplenagens Rubão e Della Volpe Transportes.



Tags: DAF, distribuição, concessionária, Guarulhos, São Paulo, AutoPlanalto.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência