Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Distribuição | 02/08/2016 | 21h00

Crise já provocou o fechamento de 1,2 mil concessionárias

Fenabrave estima corte de 124 mil empregos nas revendas

GIOVANNA RIATO, AB

A crise que derrubou as vendas de veículos causou também o encolhimento do número de concessionárias espalhadas pelo Brasil. A Fenabrave, entidade que representa os distribuidores do setor, calcula que desde o ano passado foram fechadas 1,2 mil do total de 8,1 revendas. A organização estima que 80% das lojas que encerraram as atividades revendiam veículos leves. O restante inclui o segmento de caminhões e ônibus e o de motocicletas.

O número é o saldo negativo entre encerramento e abertura das atividades. “Algumas marcas, como Jeep, Audi e BMW inauguraram mais concessionárias para acompanhar a oferta de novos modelos e a expansão das atividades no Brasil”, conta Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave. Segundo ele, o fechamento de tantas casas provocou o corte de 124 mil empregos. O executivo espera que ao menos parte destas vagas seja reaberta a partir de 2017, acompanhando uma esperada retomada do mercado.

A entidade aponta que a redução do número de concessionárias aconteceu de forma mais intensa ao longo de 2015. “Este ano os fechamentos vêm diminuindo desde o primeiro trimestre”, diz Assumpção, destacando a mudança como um sinal de que a queda do mercado já parou de se aprofundar.



Tags: concessionárias, distribuição, veículos, Fenabrave.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência