Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Máquinas | 01/08/2016 | 17h38

Caminhão Volvo articulado faz 50 anos

Modelo surgiu da fusão de trator e reboque unidos por uma junta articulada

REDAÇÃO AB

O caminhão articulado Volvo fez 50 anos. O modelo surgiu na Suécia em 1966 como DR631 e deu início a um novo conceito em transporte de carga. Segundo a Volvo, o articulado havia sido concebido originalmente alguns anos antes pela união de um trator e de um reboque pelo uso de uma junta articulada.

Em 1967 a Volvo lançou o DR860, com nova suspensão e tração 6x6. Na prática, as mudanças significaram um grande avanço para as empresas que trabalham na área. O sistema fazia com que o material depositado na caçamba do articulado permanecesse nivelado e estável, enquanto as rodas do veículo podiam se deslocar pela superfície irregular, reduzindo o derramamento.

Em 1970 surgiu o DR860T, o primeiro articulado com turbocompressor. A Volvo fez a máquina literalmente acelerar alguns anos depois. Com a introdução do 5350, o modelo era capaz de alcançar 50 km/h graças ao eixo dianteiro com suspensão e à transmissão automática.

A linha foi expandida em 1986 com o A20, dotado de motor de 188 cavalos e capacidade de 20 toneladas de carga. Dois anos mais tarde, como A35, o articulado passou a 35 toneladas de capacidade e recebeu transmissão equipada com retardador, que reduz o desgaste nos freios.

Em 1993 foi promovida uma grande renovação da linha com a série C, formada por modelos com motores de baixas emissões, transmissão totalmente automática e bloqueio de diferencial 100%. A marca inovou ao longo da década com o A40, com motor de 400 cavalos e capacidade para 40 toneladas.

O articulado mais recente, lançado na Europa, foi o da nova série H. O A60H é o maior caminhão articulado já produzido em série e tem capacidade para 60 toneladas de carga, seis vezes a mais que o primeiro modelo, de 1966.



Tags: Volvo, caminhão articulado, DR631.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência