Automotive Business
  
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Com nova estratégia, Grupo PSA amplia ganhos no 1º semestre

Balanço | 27/07/2016 | 18h58

Com nova estratégia, Grupo PSA amplia ganhos no 1º semestre

Companhia inicia plano Push to Pass e alcança lucro líquido de € 1,38 bilhão

REDAÇÃO AB

O Grupo PSA anuncia seu primeiro balanço financeiro desde o anúncio do plano estratégico Push to Pass, feito em abril com foco em melhorar o desempenho e buscar crescimento rentável (clique aqui). Os resultados indicam que o programa começou bem. No primeiro semestre a companhia quase dobrou seu lucro líquido, que chegou a € 1,38 bilhão com alta de 92% sobre o mesmo período de 2015.

O faturamento global da montadora permaneceu praticamente estável no primeiro semestre na comparação com o registrado há um ano, com queda inferior a 1% para € 27,7 bilhões. Ainda assim, a empresa conseguiu melhorar a rentabilidade ao reduzir custos.

A performance operacional, que inclui apenas o resultado da atividade principal da companhia, melhorou 55,9%, para € 1,62 bilhão. Segundo a empresa, o bom resultado é reflexo do volume de vendas, com 1,54 milhão de veículos entregues globalmente. Foram negociados 891,3 mil unidades da marca Peugeot, com alta de 0,5%, 600,9 mil veículos da Citroën, com queda de 1%, e 51,9 mil carros da linha premium DS, que representa baixa de 2,9%.

A maior parte das vendas aconteceram na Europa, que absorveu mais de 1 milhão de unidades e cresceu 7,3%. Caíram as entregas na Ásia, para 297 mil carros, no Oriente Médio, para 87 mil licenciamentos, e na região Índia e Pacífico, com apenas 10 mil veículos. Na Eurásia os negócios continuaram estáveis, com 5 mil emplacamentos.

Ao contrário do que era esperado, a crise não fez o volume de vendas do Grupo diminuir na América Latina. Com novos produtos e ofensiva na área de distribuição, a companhia aumentou em 16,4% os negócios na região, para 88 mil carros. O Grupo PSA também destaca ter reduzido os custos fixos na operação local.

PERSPECTIVAS

A empresa traça panorama de crescimento do mercado europeu da ordem de 4% em 2016. Na China a expansão deve chegar a 8%. Enquanto isso, América Latina e Rússia tendem a encerrar o ano com queda no mercado de veículos de 12% e 15%, respectivamente. A companhia reforça os objetivos anunciados no plano Push to Pass, incluindo a meta de ampliar em 10% o faturamento entre 2015 e 2018.



Tags: Grupo PSA, balanço, lucro, resultado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência