Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 27/07/2016 | 18h25

Knorr-Bremse cria controle de suspensão pneumática

Sistema eletrônico e facilita a operação de caminhão coletor de lixo

REDAÇÃO AB

Texto alterado e corrigido às 17h15 de 28/7

A Knorr-Bremse desenvolveu um novo sistema eletrônico de gerenciamento de suspensão pneumática para caminhões utilizados em coleta de lixo. O sistema monitora e controla a altura da suspensão de dentro da cabine, para compensar o peso do caminhão, a caçamba e o lixo depositado, conforme a distribuição da carga e o piso da via, o que melhora a operação por facilitar a dirigibilidade.

Batizado ELC, sigla para Electronic Leveling Control (ou Controle de Nivelamento Eletrônico), o sistema foi testado em um caminhão Volkswagen 17.280 de coleta de lixo da Loga, que teve a suspensão convencional (por feixes de molas) substituída pela pneumática fornecida pela KLL, que permite o ajuste de nivelamento.

A suspensão recebeu válvulas com sensor eletrônico e sensor de nível (pressão e altura), todos controlados eletronicamente pela central de gerenciamento. O monitoramento otimiza a operação, pois evita excesso de peso em apenas um dos lados do caminhão, por exemplo. Com o sistema a Loga também poderá controlar seus caminhões à distância, por telemetria, monitorando o peso da carga e impedindo que a operação seja realizada fora das especificações.

Segundo a Knorr-Bremse, o ELC pode ser adotado em caminhões e ônibus para as mais diversas aplicações. O ELC oferece controle independente da pressão dos bolsões presentes nos eixos (suspenso e traseiro), controle da taxa de carga (Load Ratio Mode) e a possibilidade de configurar pelo software o volume de carga em cada eixo monitorado. A adaptação do sistema para as condições brasileiras foi feita na matriz europeia da empresa.



Tags: Knorr-Bremse, ELC, MAN L.A., Volkswagen 17.280, Loga.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência