NOTÍCIAS
26/07/2016 | 16h25

Segurança

Cresce o uso freios ABS nas motos

Aplicação ganha espaço no Brasil e será obrigatória na Índia em 2018


REDAÇÃO AB

O uso do sistema antitravamento dos freios (ABS) está crescendo entre as motos em todo o mundo. No Brasil, a resolução de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que até 2019 todas a motos de 300 cc em diante sejam equipadas com ABS nas duas rodas. Motocicletas abaixo de 300 cc deverão ter o sistema em ao menos uma das rodas (como ocorre na nova Honda XRE 190, leia aqui) ou então trazer freios combinados (Combined Braking System, CBS), que não impedem o travamento, mas ajudam a reduzir as distâncias de parada.

A partir de 2018, o ABS será obrigatório em motos na Índia. Na União Europeia, o sistema é obrigatório para todos os novos projetos de motocicletas desde o início de 2016 e, a partir de 2017, todas as motos com mais 125 cc deverão receber o sistema. Legislação semelhante também será aplicada no Japão a partir de 2018 e em Taiwan, a partir de 2019. O tema também está na agenda política dos Estados Unidos e da Austrália.

De acordo com órgãos governamentais da Índia, 36 mil pessoas morreram naquele país enquanto conduziam motos. O número corresponde a 26% (mais de um quarto) das mortes decorrentes do trânsito indiano. Dados de uma pesquisa conduzida pela Bosch apontam que um em cada três acidentes envolvendo motos poderia ser evitado com o uso do ABS. O estudo mostra ainda que um em cada cinco acidentes poderia ter a velocidade de colisão reduzida com a implementação do sistema.

Recentemente, a Bosch criou o ABS10, um dispositivo antitravamento para motos com até 250 cc. Segundo a empresa, ele é 30% mais leve que a versão anterior será lançado até o fim do ano no Japão, onde a companhia tem um centro de competência para veículos de duas rodas.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 21/06/2017
Competições aceleram indústria automobilística desde o século 19

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 23/06/2017
Hatch mostrado na Alemanha fica entre compacto e médio
AUTOINFORME | 21/06/2017
Marca cresce quase 10% em ano de mercado estável
INOVAÇÃO | 01/06/2017
Desordem pode fazer com que iniciativas de inovação fracasssem
QUALIDADE | 15/05/2017
Iniciativa tem potencial para melhorar a qualidade de vida da população
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
DISTRIBUIÇÃO | 09/08/2016
Crise pode reduzir negócios no pós-venda ou ser oportunidade para manter clientes mais próximos
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes