Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 26/07/2016 | 16h25

Cresce o uso freios ABS nas motos

Aplicação ganha espaço no Brasil e será obrigatória na Índia em 2018
REDAÇÃO AB

O uso do sistema antitravamento dos freios (ABS) está crescendo entre as motos em todo o mundo. No Brasil, a resolução de 2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que até 2019 todas a motos de 300 cc em diante sejam equipadas com ABS nas duas rodas. Motocicletas abaixo de 300 cc deverão ter o sistema em ao menos uma das rodas (como ocorre na nova Honda XRE 190, leia aqui) ou então trazer freios combinados (Combined Braking System, CBS), que não impedem o travamento, mas ajudam a reduzir as distâncias de parada.

A partir de 2018, o ABS será obrigatório em motos na Índia. Na União Europeia, o sistema é obrigatório para todos os novos projetos de motocicletas desde o início de 2016 e, a partir de 2017, todas as motos com mais 125 cc deverão receber o sistema. Legislação semelhante também será aplicada no Japão a partir de 2018 e em Taiwan, a partir de 2019. O tema também está na agenda política dos Estados Unidos e da Austrália.

De acordo com órgãos governamentais da Índia, 36 mil pessoas morreram naquele país enquanto conduziam motos. O número corresponde a 26% (mais de um quarto) das mortes decorrentes do trânsito indiano. Dados de uma pesquisa conduzida pela Bosch apontam que um em cada três acidentes envolvendo motos poderia ser evitado com o uso do ABS. O estudo mostra ainda que um em cada cinco acidentes poderia ter a velocidade de colisão reduzida com a implementação do sistema.

Recentemente, a Bosch criou o ABS10, um dispositivo antitravamento para motos com até 250 cc. Segundo a empresa, ele é 30% mais leve que a versão anterior será lançado até o fim do ano no Japão, onde a companhia tem um centro de competência para veículos de duas rodas.

Tags: ABS, CBS, Bosch, freios, sistema antitravamento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência