NOTÍCIAS
22/07/2016 | 18h38

Mercado

VW Truck & Bus eleva vendas globais em 3% no 1º semestre

Divisão cresce na Europa, mas ainda registra queda na América Latina


REDAÇÃO AB

A Volkswagen Truck & Bus, divisão de veículos comerciais do Grupo VW, registrou crescimento de 3% nas vendas globais de caminhões e ônibus no primeiro semestre sobre o mesmo período do ano passado, para 89,6 mil unidades, em seu primeiro balanço consolidado com as três marcas – MAN, Scania e Volkswagen.

Com 40,3 mil veículos vendidos, a Scania viu os negócios aumentarem 9% na primeira metade do ano, enquanto a MAN teve incremento de 4%, para 39,7 mil caminhões e ônibus.

Na América Latina, a companhia ainda registra queda: a MAN LA, que também responde pela marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, entregou pouco mais de 10,1 mil unidades na região entre janeiro e junho, 19% a menos do que em iguais meses de 2015. Apesar disso, no segundo trimestre (abril-junho) a empresa reportou avanço de 17% sobre o primeiro trimestre do ano (janeiro-março). “A iniciativa de reforçar a rede de concessionárias no Brasil e nos mercados de exportação, além de expandir o portfólio de produtos revelou os primeiros resultados”, informa em comunicado.

Considerando apenas as vendas de caminhões, o grupo registrou aumento de 4% no primeiro semestre, para pouco mais de 82 mil unidades. O desenvolvimento dos mercados continuou a variar conforme a região: enquanto na Europa houve evolução positiva de 15%, especialmente graças a França, Itália e Reino Unido, na Rússia houve queda, assim como no Brasil, onde as vendas caíram 19% no primeiro semestre, também por causa do ambiente macroeconômico difícil e condições de financiamento mais difíceis.

Já as entregas globais de ônibus reduziram em 6% no comparativo anual, para pouco mais de 7,5 mil unidades.

“Graças à forte demanda na Europa e uma gama altamente competitiva de veículos, conseguimos aumentar as nossas vendas nos primeiros seis meses. Também estamos otimistas para os próximos seis meses. Estamos muito satisfeitos com o atual desenvolvimento da Volkswagen Truck & Bus. Nós abordamos questões importantes em conjunto, implementamos rapidamente e permanecemos firmemente focados em nossos objetivos: tornar-se líder mundial na próxima década”, disse Andreas Renschler, CEO da Volkswagen Truck & Bus e membro do conselho de administração do Grupo Volkswagen.

Segundo a companhia, graças ao realinhamento entre suas marcas de caminhões e ônibus, as empresas já aumentaram significativamente a sua colaboração com sinergias (economia) computadas até agora em € 200 milhões por ano.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:


QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 13/12/2017
Requisitos de segurança têm de se adequar à realidade local de mercado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
AUTOINFORME | 07/12/2017
Aumenta pressão por manter mercado protegido dos importados
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
DE CARRO POR AÍ | 08/12/2017
Programa de desenvolvimento do setor insiste em protecionismo
QUALIDADE | 01/12/2017
Envolver e motivar colaboradores é essencial para gerar bons resultados
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018