Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 18/07/2016 | 17h23

Alemanha pode exigir caixa preta nos carros autônomos

País prepara legislação pioneira para veículos com a tecnologia

REDAÇÃO AB

A Alemanha se apressa para desenhar uma legislação que imponha regras para o uso de carros autônomos, algo que ainda não existe em nenhum país do mundo. A proposta que está em debate pode impor a obrigatoriedade de que os veículos sejam equipados com uma caixa preta aos moldes do que acontece nas aeronaves. O dispositivo registraria dados de condução. A ideia é que, em caso de acidente, este material sirva para entender quem foi o responsável.

Aumentou a pressão para debater o assunto e definir legislações específicas depois do acidente nos Estados Unidos com um Tesla Modelo S, que causou a morte do motorista. O automóvel colidiu com um caminhão quando o sistema semiautônomo Autopilot estava ligado (leia aqui). O caso reacendeu o debate sobre a necessidade de garantir que a tecnologia seja implementada com segurança.

Entre as regras em discussão na Alemanha está a imposição de que o motorista permaneça sentado no banco do condutor, ainda que o carro esteja rodando em modo autônomo. Desta forma é possível reassumir o controle rapidamente em caso de emergência. A proposta, no entanto, não exige que o motorista esteja atento ao tráfego.

É emblemático que a Alemanha dê o primeiro passo para regular o uso de carros autônomos, já que o país é sede de grandes fabricantes de veículos, como Grupo Volkswagen, Mercedes-Benz e Grupo BMW. O esforço para regulamentar a tecnologia sinaliza a intenção do governo alemão de fazer do país um líder no desenvolvimento de modelos automatizados.

Enquanto não há legislação para o uso de automóveis capazes de rodar sem participação tão ativa do motorista, as montadoras incorporam em seus modelos recursos avançados de assistência capazes de controlar o carro em certas condições a exemplo do que já acontece com o Autopilot, da Tesla. O automóvel totalmente autônomo só deve se tornar realidade depois de 2020.



Tags: carro autônomo, tecnologia, caixa preta, Alemanha, legislação.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência