Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Financiamentos de novos caem 30% no 1º semestre

Crédito | 18/07/2016 | 16h15

Financiamentos de novos caem 30% no 1º semestre

Queda no volume de vendas a prazo é mais acentuada em leves, aponta Cetip

REDAÇÃO AB

O volume de financiamentos de veículos novos caiu 30% no primeiro semestre quando comparado com mesmo período do ano passado: foram 551,3 mil contra as 782,7 mil unidades registradas há um ano, considerando leves e pesados, segundo levantamento divulgado na segunda-feira, 18, pela Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito no País.

- Veja aqui os dados da Cetip na página ABInteligência.

Ambos os segmentos tiveram quedas de dois dígitos, embora o de leves tenha apresentado o pior resultado. Entre janeiro e junho, foram 521,7 mil automóveis e comerciais leves comprados a prazo, 29,9% menos do que em iguais meses do ano passado, quando foram financiados 745 mil.

“Apesar dos financiamentos de carros novos estarem recuando 30% neste primeiro semestre, os dados do mês por dia útil mostram um leve avanço de 1%. Esse resultado pode dar sinais de que o mercado interrompeu a trajetória de queda”, disse Marcus Lavorato, gerente de relações institucionais da Cetip.

Em pesados, que inclui caminhões e ônibus, a queda é de 21,4% nos primeiros seis meses acumulados do ano também no comparativo anual, passando de 37,6 mil para 29,6 mil unidades.

USADOS

Embora o volume de usados supere o de novos, o segmento também segue com queda, ainda que bem menor do que os índices negativos apresentados no segmento zero quilômetro. Na primeira metade deste ano, os financiamentos de veículos usados ficaram apenas 7,6% abaixo do registrado em igual período de 2015, passando de 1,43 milhão para 1,32 milhão.

Enquanto as vendas a prazo de leves recuou 7,5% na mesma base de comparação, para 1,26 milhão de unidades, a queda de pesados foi de 10,2%, para 57,3 mil.

MOTOCICLETAS

No setor de duas rodas, os financiamentos de novos no primeiro semestre recuaram 24,7%, para um total de 324,7 mil unidades, enquanto usadas diminuíram em escala menor, de 8,9%, para 48,5 mil.

MODALIDADES DE CRÉDITO

Do total de veículos novos e usados financiados no primeiro semestre, o CDC – crédito direto ao consumidor – foi utilizado em pouco mais de 1,79 milhão de unidades ou 79,5% das operações, volume 18,1% abaixo do apurado há um ano.

Consórcios vem em segundo lugar, com 17,5% de participação ao financiar 394,4 mil veículos, enquanto leasing figura com apenas 1,4% do total, para 32,1 mil.



Tags: Financiamentos, Cetip, CDC, crédito, leasing.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência