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Jaguar Land Rover testará tecnologias autônomas
Sistema Roadwork Assist reconhece cones e trechos em obras, mantendo o carro no centro da pista

Engenharia | 14/07/2016 | 15h13

Jaguar Land Rover testará tecnologias autônomas

Mais de 100 carros vão avaliar diferentes sistemas nos próximos quatro anos

REDAÇÃO AB

A Jaguar Land Rover planeja criar uma frota de mais de 100 veículos de pesquisa nos próximos quatro anos para desenvolver e testar tecnologias de condução conectada e autônoma (Connected Autonomous Vehicle, CAV). Os primeiros testes estão programados para este ano em um percurso de 66 quilômetros em estradas e vias urbanas em torno de Coventry e Solihull, onde estão as duas fábricas da empresa.

Os testes iniciais envolverão tecnologias que permitem a comunicação de veículo para veículo, emitindo alertas sobre interferências em rodovias, canteiros de obras e semáforos, entre outros. O compartilhamento de informações entre dois ou mais veículos permitirá, no futuro, que ações como mudança de faixas e tráfego em cruzamentos sejam realizadas de forma fácil e mais segura.

"Estamos desenvolvendo uma gama de tecnologias tanto para o carro dirigido como para o autônomo. Todas servirão para melhorar o tráfego, evitar congestionamentos e reduzir o potencial de acidentes”, afirma o chefe de pesquisa da Jaguar Land Rover, Tony Harper. “Também queremos dar aos motoristas a possibilidade de decidir o quanto de assistência eles necessitam”, recorda Harper.

Entre os desenvolvimentos está o Roadwork Assist, que com a ajuda de câmeras estéreo pode visualizar em 3D a estrada à frente e, em conjunto com um software avançado de processamento de imagem, consegue reconhecer cones e barreiras.

O sistema detecta a aproximação de um trecho em obras, identifica o caminho ideal e mais seguro entre lugares em construção e contrafluxos, além de informar o condutor que existe uma situação de risco adiante.

"Dirigir por estradas congestionadas pode ser estressante para muitas pessoas, especialmente quando as pistas são estreitas, se há necessidade de uma mudança para o outro lado da estrada e se a sinalização da via é ruim ou inexistente. Para superar tudo isso nosso sistema-protótipo irá guiar o veículo para o centro da pista estreita, reduzindo o estresse do motorista”, afirma o chefe de pesquisa.

Outra tecnologia em teste é a Safe Pullaway, capaz de evitar pequenas batidas em baixa velocidade (quando se dirige em lugares congestionados ou em garagens apertadas). O sistema também se vale de uma câmera estéreo para monitorar a área imediatamente à frente. Se outros veículos ou colunas e paredes são detectados, o sistema avalia os níveis de aceleração do carro ou mesmo a marcha atual, analisa essas informações, julga se há risco de colisão e aciona os freios se preciso, enviando um aviso sonoro de perigo ao motorista.

O Over the Horizon Warning também compõe o projeto de pesquisa com dispositivos que usam sinais de rádio para transmitir dados relevantes de um veículo para outro. Se os carros forem capazes de se comunicar de forma independente, motoristas e veículos autônomos poderão ser avisados dos perigos e obstáculos ao longo do caminho ou em curvas cegas.

"O Over The Horizon vai permitir uma condução mais segura e capaz de ajudar a evitar engarrafamentos e acidentes. Fornecendo a informação no momento certo ele ajudará a permitir uma tomada de decisão mais segura, seja o veículo guiado de forma autônoma ou não”, diz Harper.

Com o sistema, um veículo trafegando muito lentamente ou mesmo parado numa via informaria outros veículos ao seu redor sobre seu estado e esse dado seria utilizado pelos demais a fim de evitar acidentes.

Já o Emergency Vehicle Warning permite que ambulâncias, carros de polícia ou de bombeiros se comuniquem com outros veículos na estrada. Essa transmissão de informações permitirá que os demais condutores liberem o tráfego para emergência ou tomem decisões com maior antecedência antes mesmo de ouvir as sirenes ou visualizar as luzes de alerta de uma ambulância, o que tornaria a situação mais segura para todos.



Tags: Jaguar Land Rover, Connected Autonomous Vehicle, CAV, Tony Harper, Roadwork Assist, Safe Pullaway, Over the Horizon Warning, Emergency Vehicle Warning.

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