Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 12/07/2016 | 17h05

Novelis fornecerá alumínio para o novo Cadillac da General Motors

Material será entregue a partir das fábricas na China e Estados Unidos

REDAÇÃO AB

A Novelis será a fornecedora de alumínio para o novo Cadillac CT6 2016 da General Motors, o primeiro veículo da marca composto por materiais mistos e que terá 62% do metal leve em sua composição. A fábrica da Novelis em Kingston, no Canadá, será responsável por fornecer o material à planta da GM em Detroit, nos Estados Unidos, enquanto a unidade em Changzhou, na China, será a fornecedora da GM de Xangai, que também produzirá o CT6.

“A Novelis vem fornecendo soluções em alumínio automotivo para veículos premium e de alta performance há mais de 40 anos e o Cadillac CT6 possui uma das estruturas veiculares mais avançadas em que já trabalhamos”, disse Pierre Labat, vice-presidente global de negócios automotivos da Novelis. “Temos orgulho de ser líderes no fornecimento de alumínio para este programa veicular inovador nos dois continentes”, completa.

O alumínio estará presente em toda a estrutura do carro que será fabricado tanto na América do Norte como na Ásia, incluindo os compartimentos do passageiro e na traseira, na estrutura do teto, painéis externos do chassi e estruturas das portas e piso. O CT6 possui ainda uma das misturas de metais mais inovadoras utilizadas em estruturas veiculares na indústria, incluindo os painéis externos da carcaça e o sistema de tração traseira, fabricados totalmente em alumínio.

Segundo a Novelis, serão utilizadas técnicas avançadas de união na fabricação da estrutura do Cadillac CT6, incluindo uma tecnologia própria da montadora de soldagem de alumínio a ponto, que auxiliará na redução de peso, ao mesmo tempo em que eleva a resistência e eficiência do veículo. Entre as técnicas empregadas também estão solda a laser, parafusos de perfuração térmica e rebites autofurantes, além de, aproximadamente, 183 m de adesivos estruturais avançados. O alumínio vai conferir ao modelo aumento de 10% na rigidez estrutural se comparado aos seus concorrentes.

Em todo o mundo, a chapa de alumínio automotivo da Novelis é utilizada em 180 modelos produzidos atualmente em todo o mundo. Desde 2011, a companhia investe globalmente a fim de triplicar sua capacidade de produção de chapas automotivas. A Novelis prevê um crescimento contínuo no uso de soluções mistas de baixo peso para aplicações automotivas, incluindo um crescimento de dois dígitos no uso global de alumínio automotivo até o fim desta década.



Tags: General Motors, alumínio, Novellis, chassi, Cadillac.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência