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04/07/2016 | 19h08

Segurança

Entregamos o que cliente quer, aponta Renault

Presidente da empresa na AL não acha que marca é fraca em segurança


GIOVANNA RIATO, AB | De Medellín (Colômbia)

Os sucessivos resultados fracos em testes de impacto do Latin NCAP não constrangem o presidente da Renault para a América Latina, Olivier Murguet. “Nós estamos atentos para cumprir a legislação e entregar o que os clientes querem com o preço que eles pedem”, resume o executivo, para quem a marca não tem desempenho inferior em segurança na comparação com as concorrentes locais.

O Global NCAP já fez duras críticas a montadora pela falta de segurança dos carros oferecidos em países que têm legislação fraca para a proteção dos ocupantes dos carros. “É preciso avaliar o segmento em que atuamos, não acho que nos preocupamos menos com segurança do que as outras empresas”, justifica Murguet, sinalizando que não é estratégico investir em dispositivos de segurança além dos que são obrigatórios em carros mais baratos. A declaração, no entanto, não leva em conta concorrentes como o Volkswagen Up!, carro popular que recebeu cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP, a nota máxima.

A postura de apenas cumprir a legislação de cada país sem oferecer nada além disso pode mudar em breve. Depois de receber nota zero para a performance do Kwid vendido no mercado indiano e avaliado pelo Global NCAP, a Renault assegurou que a versão do carro que será produzida no Brasil trará melhorias importantes em proteção aos ocupantes. Além do airbag duplo frontal, obrigatório no mercado nacional, a montadora promete oferecer de série bolsas de ar laterais, além de Isofix para a instalação de cadeirinha de retenção infantil.

O Kwid chega ao mercado brasileiro ainda em 2016 para substituir o Clio como modelo de entrada da marca (leia aqui). O compacto chegou ao mercado local no fim dos anos 1990 com a promessa de trazer mais segurança. Na época, o Clio foi o primeiro do segmento a sair de fábrica com airbag duplo frontal, que ainda não era compulsório, iniciativa descontinuada pouco tempo depois para que o carro ganhasse preços mais competitivos.

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