NOTÍCIAS
04/07/2016 | 19h08

Segurança

Entregamos o que cliente quer, aponta Renault

Presidente da empresa na AL não acha que marca é fraca em segurança


GIOVANNA RIATO, AB | De Medellín (Colômbia)

Os sucessivos resultados fracos em testes de impacto do Latin NCAP não constrangem o presidente da Renault para a América Latina, Olivier Murguet. “Nós estamos atentos para cumprir a legislação e entregar o que os clientes querem com o preço que eles pedem”, resume o executivo, para quem a marca não tem desempenho inferior em segurança na comparação com as concorrentes locais.

O Global NCAP já fez duras críticas a montadora pela falta de segurança dos carros oferecidos em países que têm legislação fraca para a proteção dos ocupantes dos carros. “É preciso avaliar o segmento em que atuamos, não acho que nos preocupamos menos com segurança do que as outras empresas”, justifica Murguet, sinalizando que não é estratégico investir em dispositivos de segurança além dos que são obrigatórios em carros mais baratos. A declaração, no entanto, não leva em conta concorrentes como o Volkswagen Up!, carro popular que recebeu cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP, a nota máxima.

A postura de apenas cumprir a legislação de cada país sem oferecer nada além disso pode mudar em breve. Depois de receber nota zero para a performance do Kwid vendido no mercado indiano e avaliado pelo Global NCAP, a Renault assegurou que a versão do carro que será produzida no Brasil trará melhorias importantes em proteção aos ocupantes. Além do airbag duplo frontal, obrigatório no mercado nacional, a montadora promete oferecer de série bolsas de ar laterais, além de Isofix para a instalação de cadeirinha de retenção infantil.

O Kwid chega ao mercado brasileiro ainda em 2016 para substituir o Clio como modelo de entrada da marca (leia aqui). O compacto chegou ao mercado local no fim dos anos 1990 com a promessa de trazer mais segurança. Na época, o Clio foi o primeiro do segmento a sair de fábrica com airbag duplo frontal, que ainda não era compulsório, iniciativa descontinuada pouco tempo depois para que o carro ganhasse preços mais competitivos.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/11/2017
Frota brasileira de 42 milhões exige controle apropriado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
DE CARRO POR AÍ | 24/11/2017
Renault pode produzir no Brasil o novo Niva em 2021
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes