Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Distribuição | 01/07/2016 | 18h00

Cliente gosta de demonstração do carro no tablet e test drive

Concessionárias que usam recursos modernos agradam mais ao consumidor

REDAÇÃO AB

Estudo recente da consultoria J.D. Power comprova que as concessionárias precisam cada vez mais recorrer à tecnologia para cativar o cliente que entra na loja. Segundo o levantamento, o recurso que mais agrada é a demonstração dos atributos do carro em um tablet, seguido por test drive. A tradicional apresentação do automóvel estático no showroom é a opção que menos satisfaz o interessado.

De acordo com a J.D. Power, a estratégia das concessionárias no Brasil para demonstrar o produto e suas vantagens tem ido na contramão do que mais agrada o cliente. Para se ter ideia, a consultoria constatou que apenas 23% dos vendedores utilizam computador ou tablet na demonstração, mas este é o recurso que gera a maior satisfação entre os compradores, com índice de 841 pontos (em uma escala de 100 a 1.000) apurados na pesquisa. Inversamente, quando um veículo é demonstrado estaticamente, justamente a forma mais utilizada em 69% dos casos, a satisfação cai para 799 pontos, a mais baixa segundo a visão do cliente.

O estudo também mostra que o impacto da demonstração via tablet/computador vai além da satisfação: 49% dos clientes que receberam esta apresentação disseram que definitivamente voltariam à mesma concessionária para comprar outro veículo, enquanto que este número desce para 43% entre os que viram a demonstração estática. Segundo a J.D. Power, esse resultado comprova que “existe uma crescente mudança dos hábitos e preferências dos clientes, o que reforça o argumento de que as montadoras e concessionários que mais rapidamente entenderem essas tendências, certamente sairão na frente”, conclui o estudo.

Os compradores potenciais também gostam de receber a demonstração de recursos durante o test drive, recurso que é utilizado em 64% dos casos e tende a aumentar significativamente a média de satisfação, que fica em 822 pontos, contra 742 quando isso não ocorre.

A utilização de catálogos e panfletos é utilizada em apenas 34% dos casos nas demonstrações de produtos nas concessionárias, mas gera satisfação de 808 pontos, portanto é melhor do que somente a apresentação estática no showroom.

A consultoria destaca que os veículos estão a cada dia mais repletos de tecnologia, com muitas inovações que demandam explicações complexas até para os melhores técnicos. Por outro lado, o cliente precisa de treinamento para utilizar todos os recursos disponíveis. Essas duas forças, aumento de tecnologia e mais informação para transmitir ao cliente, exige capacitação técnica cada vez maior dos vendedores.



Tags: Distribuição, concessionárias, J.D. Power, escudo, satisfação, tablet, test drive.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência