Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Kwid será SUV de entrada da Renault no Brasil
Renault Kwid: mini SUV com preço de hatch compacto popular

Lançamentos | 30/06/2016 | 19h51

Kwid será SUV de entrada da Renault no Brasil

Modelo será equipado com duas versões do novo motor 1.0 três-cilindros

GIOVANNA RIATO, AB | De Medellín (Colômbia)

O Kwid não será apenas o modelo de entrada da gama da Renault no Brasil, mas o utilitário esportivo mais barato da marca. “A proposta é diferente da de qualquer outro compacto. O carro vai surpreender ao ser um pequeno SUV com bom espaço interno”, promete Olivier Murguet, presidente da Renault América Latina, que adiantou algumas informações da novidade durante a apresentação global da primeira picape grande da marca, a Alaskan. O Kwid começará a ser produzido e vendido no Brasil em breve neste ano.

Dentro da gama da Renault no mercado brasileiro, o Kwid entra no lugar o ultrapassado hatch Clio de terceira geração, que sai de linha. “Estamos enviando as últimas unidades para a rede de concessionárias”, confirma Murguet. Aparentemente, o novo carro de entrada da marca trará boas novidades. O modelo estreia o motor 1.0 de três cilindros da companhia no Brasil, que chegará com duas opções de potência. A configuração que equipará a versão de entrada do carro deve ter cerca de 70 cv, segundo o executivo. “Essa versão já garante ótima performance ao carro”, garante. A segunda versão, mais forte, estará no Kwid e também será incorporada ao Sandero e ao Logan.

Sem falar de preços, Murguet assegura que o Kwid deve trazer preocupação aos concorrentes. A ideia de levar a proposta de SUV para um compacto de entrada pretende evitar que o novo carro da Renault enfrente o mesmo problema de modelos como Fiat Mobi e Volkswagen Up!, que se encaixam no mesmo segmento e seguem com resultados decepcionantes de vendas. A categoria é justamente a mais afetada pela crise que causou forte contração nas vendas de veículos no Brasil.

“Eu sempre disse que só venderia o Kwid no Brasil se conseguisse oferecer ele localmente por um preço justo e competitivo”, determina Murguet, indicando que, conforme esperado, a tabela do modelo deve começar na faixa dos R$ 30 mil. “Não vamos decepcionar. O preço não será nem mais caro nem mais barato do que as expectativas”, garante.

Pelas informações já adiantadas pela Renault, o compacto deve se destacar também ao estrear equipamentos no segmento. Será o primeiro da categoria a oferecer sete airbags de série, incluindo bolsas de ar laterais, além das frontais obrigatórias no Brasil desde 2014. (leia aqui).

ESTRATÉGIA DE PRODUTO FOCADA EM SUV

A notícia de que o Kwid vai se encaixar na oferta de utilitários esportivos evidencia uma mudança importante da estratégia de produto da Renault para o Brasil. “Faremos uma ofensiva consistente na faixa de SUVs”, conta Murguet. Na visão dele, o compacto será a opção mais barata, seguido pelo Sandero Stepway, que também tem este apelo.

Depois dele vem o Duster, que deve ganhar o Koleos como irmão maior e mais caro, importado. “Acho que enfim conseguimos resolver o que precisava para trazer este modelo, que deve chegar em 2017”, revela o dirigente, que promete ainda mais uma novidade no segmento. “Teremos outra surpresa”, diz, indicando a chegada de outro SUV para ocupar o posto de topo da gama da marca na categoria. Deverá ser o Captur, que será fabricado no Brasil em 2017 sobre base mecânica diferente da Europa, usando a mesma plataforma do Duster.



Tags: Renault, Kwid, SUV, lançamento, mercado, Koleos, Captur.

Comentários

  • roberto c. vasconcelos

    A tendencia mundial - a meu juízo - é a de carros compactos, mas que apresentem robustez. Daí os SUV's serem atrativos. Um SUV compacto, me parece, atende essas características. Bom, pelo menos eu tenho esperado esse tipo de veículo. O Taigun da Volkswagen não veio; o Kwid da Renault será muito bem vindo.

  • tadeu

    "menos caro" da marca

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência