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Scania testa primeira rodovia elétrica do mundo

Internacional | 30/06/2016 | 16h50

Scania testa primeira rodovia elétrica do mundo

Desenvolvido pela Siemens, sistema de catenária para caminhões fica na Suécia

REDAÇÃO AB

Imagine um sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea, tal como aqueles utilizados em trólebus. Agora imagine isso em uma rodovia acoplado a um caminhão. O sistema existe e acaba de ser inaugurado na Suécia: a primeira rodovia elétrica do mundo fica na cidade de Gävle, localizada ao norte da capital Estocolmo, com um trecho de dois quilômetros de extensão. O sistema elétrico desenvolvido pela Siemens será testado por dois caminhões híbridos da Scania pelo período de dois anos.

O caminhão recebe energia elétrica a partir de um pantógrafo coletor de energia combinado com um sistema de acionamento híbrido que é montado na parte superior da cabine. Quando o caminhão entra no trecho elétrico da rodovia, os pantógrafos são conectados de forma automática à linha elétrica aérea (localizada acima da faixa da direita da estrada) e a velocidades de até 90 km/h. Com isso, os caminhões equipados com o sistema são alimentados pela fiação de catenárias aéreas à medida que se movimentam. Quando o caminhão sai da pista elétrica, o pantógrafo é desconectado e o caminhão é então alimentado pelo motor de combustão ou por bateria que sustenta o motor elétrico. O mesmo princípio se aplica quando o motorista quer ultrapassar outro veículo enquanto na faixa eletrificada da estrada.

Graças ao sistema híbrido, também são possíveis operações fora da linha de contato, mantendo assim a flexibilidade dos caminhões convencionais. A tecnologia da rodovia elétrica apresenta uma configuração aberta. Como resultado, soluções de baterias ou gás natural, por exemplo, podem ser implementadas como uma alternativa para o sistema de acionamento híbrido a diesel usado na Suécia. Isso permite que o sistema seja adaptado com flexibilidade para a aplicação específica.

O investimento no projeto é equivalente a € 8,18 milhões, dos quais € 5,1 milhões em parcerias público-privadas e faz parte do compromisso do país em ter um setor de transporte independente de combustíveis fósseis até 2030. A Siemens também está desenvolvendo outro projeto de demonstração de rodovia elétrica na Califórnia, nos Estados Unidos, que está sendo realizado em parceria com a Volvo e cujos testes serão realizados ao longo de 2017 nas proximidades dos portos de Los Angeles e Long Beach.

“A estrada elétrica é um marco importante na jornada para um transporte livre de combustíveis fósseis. A Scania está comprometida com o sucesso deste projeto e está empenhada em soluções de transporte sustentáveis”, disse o diretor de P&D da Scania, Claes Erixon.

“O sistema de rodovia elétrica da Siemens tem o dobro da eficiência dos motores de combustão interna convencionais. A inovação alimenta os caminhões com energia a partir de uma catenária. Isto significa não apenas que o consumo de energia é reduzido pela metade, mas que a poluição do ar local também é reduzida”, afirma o engenheiro chefe da divisão de mobilidade da Siemens, Roland Edel.

“De longe a maior parte das mercadorias transportadas na Suécia passa pelas rodovias, mas apenas uma parte limitada das mercadorias pode ser transferida para outros tipos de modal. É por isso que temos de libertar os caminhões de sua dependência de combustíveis fósseis, para que eles também possam ser utilizados no futuro. Rodovias elétricas oferecem essa possibilidade e são um excelente complemento para o sistema de transporte”, comentou o estrategista-chefe da Administração de Transportes da Suécia, Anders Berndtsson.



Tags: Scania, rodovia elétrica, Siemens, catenária, caminhão híbrido.

Comentários

  • José Pedroso

    Boa! Eu que sou inventor, nunca pensei nesta solução. Absolutamente viável, haja abertura dos Políticos, comandados pelos "Lóbis"

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