Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Segurança | 29/06/2016 | 18h37

Wabco e ZF criam sistema de manobra evasiva para caminhões

Empresas combinam tecnologias de freios e direção para fazer protótipo
REDAÇÃO AB

Wabco e ZF combinaram suas especialidades para desenvolver um sistema eletrônico de auxílio a manobras evasivas para caminhões, capaz de evitar acidentes por meio do monitoramento de obstáculos à frente que, em caso de emergência, ativa automaticamente a frenagem e atua na direção do veículo para fazer o desvio necessário com segurança. O primeiro protótipo do sistema denominado EMA (do inglês Evasive Maneuver Assist) foi apresentado pela primeira vez na quarta-feira, 29, no campo de provas da Universidade de Aachen, na Alemanha.

O EMA combina sistemas de radar, freios e controle eletrônico de estabilidade da Wabco com o sistema de assistência de direção desenvolvido pela ZF. Com essa junção de competências e tecnologias, o assistente eletrônico de manobras evasivas controla os movimentos laterais e longitudinais do caminhão e da carreta em condições críticas rodando em altas velocidades, ajudando assim a evitar colisões em situações como trânsito parado após curvas ou quando rodando em pisos molhados de baixa aderência.

A Wabco fornece para o EMA seu sistema de radar OnGuard Active, que identifica veículos parados ou em movimento à frente e emite alertas visuais e sonoros ao motorista. Em caso de colisão iminente, é ativada a frenagem eletrônica de emergência da Wabco, que conectada com o sistema de controle dinâmico de direção eletro-hidráulica ReAX da ZF, atuam em conjunto para fazer o veículo desviar do perigo e parar em segurança.

“O protótipo demonstrado hoje é um forte exemplo da liderança das duas empresas no desenvolvimento de sistemas avançados de segurança para veículos comerciais”, disse em nota Jacques Esculier, presidente da Wabco. “O EMA, que conecta os sistemas de freios e controle de estabilidade da Wabco com a direção ativa da ZF pela primeira vez, é um importante passo adiante na rota da direção autônoma para a indústria do transporte”, acrescentou.

“Estou muito feliz que ZF e Wabco tenham juntado forças para combinar suas tecnologias de direção e frenagem e assim criar um novo sistema anticolisão para veículos comerciais. O Evasive Maneuver Assist (EMA) é uma inovação de lideranças da indústria que tem potencial para elevar significativamente a segurança no trânsito em todo o mundo”, disse Stefan CEO do grupo ZF.



Tags: Wabco, ZF, EMA, tecnologia, segurança, emergência, acidentes, frenagem, manobra evasiva.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência