NOTÍCIAS
29/06/2016 | 18h37

Segurança

Wabco e ZF criam sistema de manobra evasiva para caminhões

Empresas combinam tecnologias de freios e direção para fazer protótipo


REDAÇÃO AB

Wabco e ZF combinaram suas especialidades para desenvolver um sistema eletrônico de auxílio a manobras evasivas para caminhões, capaz de evitar acidentes por meio do monitoramento de obstáculos à frente que, em caso de emergência, ativa automaticamente a frenagem e atua na direção do veículo para fazer o desvio necessário com segurança. O primeiro protótipo do sistema denominado EMA (do inglês Evasive Maneuver Assist) foi apresentado pela primeira vez na quarta-feira, 29, no campo de provas da Universidade de Aachen, na Alemanha.

O EMA combina sistemas de radar, freios e controle eletrônico de estabilidade da Wabco com o sistema de assistência de direção desenvolvido pela ZF. Com essa junção de competências e tecnologias, o assistente eletrônico de manobras evasivas controla os movimentos laterais e longitudinais do caminhão e da carreta em condições críticas rodando em altas velocidades, ajudando assim a evitar colisões em situações como trânsito parado após curvas ou quando rodando em pisos molhados de baixa aderência.

A Wabco fornece para o EMA seu sistema de radar OnGuard Active, que identifica veículos parados ou em movimento à frente e emite alertas visuais e sonoros ao motorista. Em caso de colisão iminente, é ativada a frenagem eletrônica de emergência da Wabco, que conectada com o sistema de controle dinâmico de direção eletro-hidráulica ReAX da ZF, atuam em conjunto para fazer o veículo desviar do perigo e parar em segurança.

“O protótipo demonstrado hoje é um forte exemplo da liderança das duas empresas no desenvolvimento de sistemas avançados de segurança para veículos comerciais”, disse em nota Jacques Esculier, presidente da Wabco. “O EMA, que conecta os sistemas de freios e controle de estabilidade da Wabco com a direção ativa da ZF pela primeira vez, é um importante passo adiante na rota da direção autônoma para a indústria do transporte”, acrescentou.

“Estou muito feliz que ZF e Wabco tenham juntado forças para combinar suas tecnologias de direção e frenagem e assim criar um novo sistema anticolisão para veículos comerciais. O Evasive Maneuver Assist (EMA) é uma inovação de lideranças da indústria que tem potencial para elevar significativamente a segurança no trânsito em todo o mundo”, disse Stefan CEO do grupo ZF.


Comentários: 1
 

Borsetto
04/07/2016 | 08h26
Tecnologia trará mais segurança para as estradas. Já existe aplicação em algima montadora?

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/11/2017
Frota brasileira de 42 milhões exige controle apropriado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
DE CARRO POR AÍ | 24/11/2017
Renault pode produzir no Brasil o novo Niva em 2021
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018