NOTÍCIAS
28/06/2016 | 17h16

Marketing

Volkswagen leva realidade virtual ao consumidor

Vídeo 3D que permite conhecer veículos amplia plataforma digital da marca


SUELI REIS, AB

Vídeo permite ao consumidor conhecer modelos de showroom em ambiente de realidade virtual
A Volkswagen amplia as opções de sua plataforma digital com o lançamento do Virtual Experience, ação que permite ao consumidor fazer um tour a um showroom em ambiente de realidade virtual por meio de um vídeo 3D (veja aqui). O primeiro vídeo da campanha apresenta em 360° alguns detalhes de cinco veículos da marca: Up!, Gol, Fox, Jetta e Golf GTI. Por ele é possível conhecer atributos de cada um conforme a navegação, seja com a ajuda de óculos de realidade virtual acoplados a um smartphone ou com o bom e velho mouse do computador/laptop.

A ideia da montadora é expandir o uso da ferramenta e criar outras oportunidades de relacionamento com o consumidor visando nele um possível futuro cliente.

“É mais uma ferramenta que pode qualificar o consumidor, prepará-lo com mais informações dos produtos da marca antes que ele vá até uma concessionária. É uma rica experiência em uma plataforma que ajuda na imersão do ambiente de realidade virtual, tornando o cliente mais seguro e certo de sua decisão de compra”, afirma Leandro Ramiro, gerente de marketing e comunicação da Volkswagen no Brasil.

Fábio de Souza, supervisor da área de propaganda, revela que a empresa pretende expandir a experiência com novos conteúdos e novos veículos e que já está preparando um segundo vídeo no mesmo molde do primeiro, desta vez baseado em uma experiência de pilotagem do Jetta em uma pista de corrida. “Também planejamos fatiar esses vídeos e compartilhar esse conteúdo conforme o perfil do cliente na rede”, complementa.

A princípio, a Volkswagen não deve oferecer a experiência de realidade virtual na sua rede de concessionárias, uma vez que a iniciativa do primeiro vídeo complementa a busca do consumidor por informações do produto, o que geralmente é feito antes de ele decidir ir à uma revenda. Contudo, a empresa não descarta o uso da plataforma em diversas outras ocasiões, como eventos e outros tipos de demonstração em ambientes públicos, como shopping centers.

EXPANSÃO PELA REDE

A iniciativa de democratizar o mundo da realidade virtual complementa o planejamento da montadora dentro da estratégia dedicada às plataformas digitais abrangentes na internet. “Começamos a falar dessa ação em fevereiro deste ano, mas há dois anos que a Volkswagen vem reforçando sua presença nas mídias digitais”, completa Ramiro.

Exemplo disso foi o uso que a montadora fez do Snapchat, aplicativo de mensagens com base em imagens e vídeos para fazer o lançamento da versão do Up! TSI em agosto do ano passado. “Fomos a primeira montadora a utilizar esse tipo de plataforma para fazer um lançamento”, explica Fabio Rabelo, gerente de marketing digital e CRM, indicando que o uso das plataformas digitais é cada vez maior dentro do processo de decisão de compra de veículos.

Os números comprovam essa tendência: no Brasil, cerca de 120 milhões de pessoas estão conectadas à internet, segundo pesquisa do Ibope Nielsen, sendo que 74,2 milhões acessam a rede via smartphone. Cerca de 40% das buscas por automóveis realizadas na internet são feitas pelo celular.

E embora os emplacamentos de veículos tenham caído exponencialmente nos últimos meses, a busca por informações sobre carros segue o sentido contrário: “O mercado caiu, mas o consumidor sabe muito bem o que vai comprar”, comenta Rabelo.

Segundo estudo da INS realizado em 2015 sobre o processo de compra de carros novos, 67% utilizam a plataforma de vídeo durante o processo de pesquisa, sendo 44% nos canais das próprias montadoras, 36% em canais especializados no setor e 29% em outros canais, a maioria de consumidores que compartilharam suas experiências. Os vídeos ajudaram 51% dos consumidores a tomar a decisão final de compra pelo carro, ante 23% que decidiram comprar, mas que não assistiram a vídeos sobre o assunto.

“A realidade virtual é a evolução do vídeo na internet”, conclui Ramiro.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 20/09/2017
Salão de Frankfurt mostra que evolução da mobilidade também atrai público

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 15/09/2017
É elétrico e virá em veículo autônomo
AUTOINFORME | 15/09/2017
Loja da Peugeot foi instalada em uma cabine telefônica
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes