Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Motores | 27/06/2016 | 18h00

Cresce o uso de óleos sintéticos e semissintéticos

Só 5% dos veículos fabricados no Brasil em 2015 receberam lubrificante mineral

REDAÇÃO AB

Apenas 5% dos veículos produzidos no Brasil em 2015 saíram de fábrica com óleo mineral em seus motores. A maioria (58%) utilizava lubrificantes sintéticos. Os outros 37% saíram das montadoras com formulações semissintéticas. Os números foram divulgados pela Cosan Lubrificantes, mostrando a tendência de um novo perfil na frota circulante. Nas ruas, a maior parte dos veículos (54%) ainda roda com óleo mineral; os carros com óleo sintético são apenas 20% e os semissintéticos, 26%.

Detentora da marca Mobil, a Cosan, líder no segmento de sintéticos, cresceu nos últimos cinco anos de 11% para 17,7% de participação de mercado. Segundo Ricardo Mussa, presidente da empresa, a intenção é continuar investindo nos sintéticos, com margem de rentabilidade quatro vezes maior que a do óleo mineral.

De acordo com Mussa, apesar de o setor de lubrificantes ter sentido a queda da atividade econômica, a Cosan cresceu e ampliou sua carteira de clientes, fortalecendo sua posição no segmento das montadoras, fidelizando o cliente no momento da manutenção do veículo e consolidando a posição no segmento premium de óleos para motor.



Tags: Mobil, Cosan, óleo mineral, óleo sintético, óleo mineral, semissintético.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência