Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 15/06/2016 | 18h30

Citroën lança programa Advanced Comfort

Tecnologias de suspensão e outros detalhes vão melhorar a vida no carro

REDAÇÃO AB

A Citroën lançou o Advanced Comfort, um programa cujos resultados já aparecem em modelos como o novo C4 Picasso e no protótipo Advanced Comfort Lab, que recebeu tecnologias inéditas como as suspensões com batentes hidráulicos progressivos, um processo de colagem estrutural inédito e assentos inovadores.

De maneira resumida, o Advanced Comfort tem quatro objetivos: 1) proteger os passageiros das perturbações externas, acústicas ou vindas das suspensões; 2) criar bom arranjo interno e porta-objetos práticos; 3) racionalizar o uso do veículo e seus equipamentos com tecnologia intuitiva e útil; 4) organizar as informações e exibir ao motorista apenas as realmente úteis.

BATENTES HIDRÁULICOS

A suspensão com batentes hidráulicos foi desenvolvida para melhorar a filtragem das imperfeições do piso, tem princípio de funcionamento simples e resultado surpreendente. Enquanto uma suspensão convencional utiliza amortecedor, mola e batentes mecânicos, o sistema Citroën recebe dois batentes hidráulicos (um de expansão e um de compressão) de cada lado.

Nas compressões e expansões leves, a mola e o amortecedor controlam os movimentos verticais sem ter de acionar os batentes hidráulicos. Mas a presença desses batentes resulta na sensação de o carro estar acima das deformações da estrada.

Segundo a Citroën, em compressões e expansões mais fortes, a mola e o amortecedor trabalham juntos com os batentes hidráulicos, que retardam o movimento de forma gradativa, evitando pancadas secas de fim do curso. Diferente de um simples batente de borracha, que absorve a energia e devolve boa parte dela, os hidráulicos absorvem e dissipam o impacto sem ricocheteios.

A tecnologia estará em todos os Citroën, mesmo os modelos urbanos. Vinte patentes foram depositadas no desenvolvimento dessa nova suspensão.

COLAGEM ESTRUTURAL POR FILETES DESCONTÍNUOS

A colagem estrutural por filetes descontínuos também contribui para a redução de ruídos. Mesmo quando a suspensão faz seu trabalho, as imperfeições de um pavimento deformado são transmitidas para a carroceria.

Para evitar parte desse efeito a Citroën recorreu à técnica da colagem estrutural. O processo permite montar a carroceria sem as portas, motor ou qualquer acessório por intermédio de cordões de cola descontínuos. A cada interrupção de um cordão de cola, um ponto de solda elétrica completa a montagem. Entre as vantagens obtidas está uma carroceria 20% mais rígida e capaz de filtrar melhor as vibrações transmitidas pelas condições de rodagem. ASSENTOS MAIS ATUAIS

A utilização de espumas de diversas densidades nas áreas de suporte e amortecimento também vai ampliar o conforto. Para os assentos, a Citroën recorreu a técnicas de colchoaria que permitiram a criação de uma área de "memória de forma". Com a aplicação de várias camadas de materiais específicos (espuma de poliuretano, viscoelástica ou texturada), a Citroën desenvolveu assentos que se adaptam melhor à forma dos ocupantes.



Tags: Citroën, Advanced Comfort, batentes hidráulicos, colagem estrutural, filetes descontínuos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência