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15/06/2016 | 21h12

AB

Mercedes-Benz é a Empresa do Ano no Prêmio REI

Companhia também vence em Profissional de Montadora e Comercial Pesado


REDAÇÃO AB

Rafael Bonato, gerente de contas corporativas da Cosan Mobil, entre Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz, e Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz
Leitores e participantes dos eventos de Automotive Business elegeram a Mercedes-Benz Empresa do Ano do Prêmio REI 2016, em reconhecimento às conquistas da companhia no ano em que completa 60 anos de produção no País. A eleição apontou os vencedores em 13 categorias da sexta edição do prêmio, cuja sigla significa Reconhecimento à Excelência e Inovação.

A maior vencedora desta edição foi a Mercedes-Benz, que também teve o presidente da companhia no Brasil, Philipp Schiemer, eleito Profissional de Montadora; e o caminhão Actros foi escolhido como melhor Veículo Comercial Pesado.

A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) também recebeu três troféus: Veículo Leve (Jeep Renegade), Marketing e Propaganda (campanha de relançamento da marca Jeep) e Manufatura e Logística (40 anos da fábrica da Fiat em Betim).

Os 65 finalistas do Prêmio REI 2016, cinco em cada categoria, foram selecionados por 22 jurados convidados por Automotive Business, que analisaram mais de 200 iniciativas na indústria automobilística no período entre 1º de fevereiro de 2015 e 1º de fevereiro de 2016. A entrega dos troféus ocorreu no dia 15 de junho, em festa promovida em São Paulo (SP).

Conheça abaixo todos os vencedores e finalistas de cada categoria:

EMPRESA DO ANO
Mercedes-Benz - 60 anos de Brasil - movendo o futuro - No ano em que completa 60 anos de produção de caminhões e ônibus em solo brasileiro, a Mercedes-Benz do Brasil construiu uma relação sólida com o País. Nos últimos dois anos a empresa anunciou investimento de R$ 730 milhões para modernização e ampliação de suas fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), que produzem caminhões e ônibus. Com isso, o aporte chega a R$ 3,2 bilhões aplicados no período de 2010 a 2018 – o maior já realizado no segmento de veículos comerciais no Brasil. A Mercedes-Benz também investiu R$ 500 milhões na construção de sua nova fábrica de automóveis em Iracemápolis (SP), onde já monta o Classe C e montará também o GLA no segundo semestre. Com a nova unidade, a Mercedes-Benz será a única empresa do setor automotivo a produzir na América Latina caminhões, ônibus, vans e automóveis.

Finalistas:
BMW - Construção e implementação bem-sucedida da fábrica em Araquari (SC)
FCA - Liderança e investimento no Brasil
Honda - Crescimento recorde em 2015
Hyundai - Ano de conquistas da Hyundai Motor Brasil
Mercedes-Benz - 60 anos de Brasil – movendo o futuro

PROFISSIONAL DE MONTADORA
Philipp Schiemer - Mercedes-Benz - Há três anos como presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Philipp Schiemer trouxe importantes novidades para o mercado brasileiro. Entre as iniciativas estão o lançamento de 40 inovações no portfólio de caminhões, o aumento da participação dos ônibus da marca em projetos de mobilidade urbana e a ampliação da oferta de serviços de pós-venda com foco nas necessidades dos clientes.
Schiemer anunciou, ainda, em apenas um ano e meio de gestão, importantes investimentos para o setor de veículos comerciais, como também a construção da fábrica de automóveis em Iracemápolis (SP). Os resultados mostram que, sob seu comando, a Mercedes-Benz liderou as vendas de veículos comerciais no Brasil, com quase 33 mil caminhões, ônibus e vans comercializados em 2015. No segmento de carros premium a empresa bateu recorde de vendas também em 2015, atingindo mais de 17 mil unidades, volume 47% maior que o registrado em 2014.

Finalistas:
Issao Mizoguchi - Honda
Joerg Hofmann – Audi do Brasil
Philipp Schiemer – Mercedes-Benz
Roberto Cortes – MAN Latin America
Stefan Ketter – FCA (Fiat Chrysler Automobiles)

PROFISSIONAL DE AUTOPEÇAS
Paulo Butori - Sindipeças - O engenheiro Paulo Butori foi presidente, várias vezes reeleito, do Sindipeças e da Abipeças. Durante sua gestão, mudanças profundas foram experimentadas pelo setor de autopeças, que se desnacionalizou e passou a enfrentar a concorrência internacional de mercados maiores e economicamente mais poderosos.
Com inteligência de líder e experiência de empresário “muito nacional”, como gosta de brincar, num contraponto a “multinacional”, ajudou as empresas associadas de médio e pequeno portes a atravessar duras transformações e mostrou aos fabricantes de capital estrangeiro que era necessário trabalhar pelo fortalecimento de toda a cadeia. “O gigante não fica em pé se seus pés de barro estiverem quebrados.” Os “pés de barro” a que Butori se refere são as empresas de segundo e terceiro níveis na produção de autopeças. Paulo Butori conseguiu manter os associados do Sindipeças sempre unidos, projetou o setor e concluiu seu mandato em março deste ano.

Finalistas:
Delfim Calixto - Bosch
Lourenço Oricchio - Sabó
Marco Rangel - FPT Industrial
Paulo Butori - Sindipeças
Wilson Bricio - ZF

VEÍCULO LEVE
Jeep Renegade - FCA - Grande sucesso de vendas em um ano sem muitos acontecimentos para celebrar, o Jeep Renegade vem frequentando a lista dos dez automóveis mais vendidos no País e catapultou a Jeep para a nona posição no ranking de marcas com mais emplacamentos.
O SUV compacto produzido na nova fábrica da FCA em Pernambuco chegou com uma série de novidades para o segmento. A maior delas é o fato de não derivar de nenhum carro de passeio, o que dá o tom de sua autenticidade e faz o Jeep chamar muita atenção nas ruas. Foi primeiro carro nacional a obter cinco estrelas no teste do Latin NCAP e continua sendo o único de sua categoria com opção de motor diesel (2.0 Multijet turbo de 170 cv) e tração 4x4 com reduzida, entre outros equipamentos típicos para o uso off-road.
Outras inovações são o câmbio automático de nove marchas (só na versão diesel), o freio de estacionamento eletrônico e as duas opções de teto solar – um panorâmico, outro removível. As versões de preço mais acessível contam com motor 1.8 flex de 132 cv, acoplado a transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis.

Finalistas:
BMW X3 (nacional)
Ford Focus Fastback
Honda HR-V
Jeep Renegade
VW Up! TSI

COMERCIAL PESADO
Mercedes-Benz - Actros de 510 cv com câmbio automatizado - O cavalo mecânico Actros, já com acesso a 100% do Finame, inicia 2016 fazendo mais sucesso no mercado brasileiro de caminhões. Os veículos passam a oferecer o novo motor nacional OM 460 de 13 litros com potência de até 510 cv, câmbio automatizado otimizado para as condições das estradas brasileiras, eixos sem redução nos cubos e freios a tambor, tudo para aumentar a produtividade e reduzir o consumo de combustível e o custo de manutenção do veículo.
Os tanques de alumínio de 1.080 litros, que garantem a maior autonomia do mercado, e o novo modelo com suspensão metálica asseguram que o veículo esteja preparado para qualquer tipo de aplicação. O conforto do motorista também foi priorizado com a introdução de uma nova cama, climatizador e um novo painel totalmente interativo.

Finalistas:
DAF Caminhões - CF amplia portfólio da DAF no Brasil e oferece Finame
Iveco - Chassi 170S28 destaca-se pelo baixo custo operacional
MAN Latin America - Performance e capacidade de carga destacam novo Constellation 30.330 V-Tronic
Mercedes-Benz do Brasil - Novo cavalo-mecânico Actros de 510 cv e câmbio automatizado
Scania - Cavalo mecânico rodoviário 8x2 original de fábrica

MARKETING E PROPAGANDA
FCA - Relançamento da marca Jeep no Brasil - Para relançar a marca Jeep no País a FCA deu início no Salão do Automóvel de 2014 a um planejamento de ações integradas de comunicação. A estratégia foi criar uma campanha utilizando paisagens e músicas brasileiras para retomar a identificação do País com a marca. O primeiro filme, chamado Poema, teve mais de 1,2 milhão de visualizações no YouTube. Em fevereiro de 2015 foi lançado o filme Nome, com versões de 1 minuto (3,4 milhões de visualizações no YouTube) e 30 segundos (quase 7 milhões de visualizações).
Um aplicativo foi oferecido nas redes sociais para que cada pessoa pudesse fazer o próprio filme. Em março entrou no ar a campanha My Brazil (7,8 milhões de visualizações). Pela primeira vez no País uma marca automotiva ficou entre os três vídeos mais assistidos no YouTube. A campanha chegou ao ápice com os eventos de lançamento do Renegade, no fim de março, e da inauguração do Polo Automotivo Jeep, no fim de abril. O resultado pode ser visto nos dois meses seguintes, quando todas as unidades do Renegade que chegaram às lojas foram vendidas.

Finalistas:
FCA - Relançamento da marca Jeep no Brasil
GKN - Valorização da marca através de programas estudantis
Honda - HR-V, a revolução na sua garagem
Hyundai Motor - 2015: O ano da superação
Mitsubishi Motors - New Outlander 2016 - O mundo vai ter que se preparar para tanta tecnologia

MANUFATURA E LOGÍSTICA
FCA - 40 anos da planta da Fiat - A fábrica da Fiat em Betim, MG, completa, em 9 de julho, 40 anos. A data vem coroar um intenso processo de modernização da planta, considerada a segunda maior do mundo em capacidade produtiva e a primeira da América Latina. Os investimentos são de R$ 7 bilhões entre 2010 e 2016. Modernizar-se sem interromper a produção de 16 modelos em quatro linhas de montagem fez a FCA desenvolver know-how para realizar simultaneamente grandes mudanças de processos, incorporação de novas tecnologias e um robusto programa para desenvolvimento de pessoas.
Robôs estão sendo inseridos na linha de produção, trazendo tecnologia de ponta e mais precisão. O número de robôs passou de 238 em 2013 para quase mil em 2016. A fábrica terá novo prédio para pintura, com equipamentos modernos e mais produtivos e início de operação em 2016. A pintura vai ocorrer ao longo dos quatro andares, que totalizam 88 mil m2. Outro desafio foi fazer da fábrica uma referência em gestão ambiental, alcançado com o “Aterro Zero” o pioneirismo na ISO 50001 (eficiência energética) e o recorde de 99,4% de reúso de água.

Finalistas:
CNH Industrial - Gestão antecipada de equipamentos através de minimock-up 3D e simulações
FCA - 40 anos da planta da Fiat
MAN Latin America - Smart Feeding
PSA Peugeot Citroën - Nova Logística traz uma revolução nos fluxos e processos
ZF - Plano de Desenvolvimento de Fornecedores

ENGENHARIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Magneti Marelli Powertrain - Primeiro laboratório para análise de emissões de veículos híbridos e 4x4 - A Magneti Marelli demostra a sua preocupação com a inovação e com a oferta de soluções pioneiras aos seus clientes ao anunciar novidades relacionadas ao Centro Tecnológico instalado na unidade Powertrain, em Hortolândia (SP). O espaço, que já contava com laboratórios de emissões (veículos e motos) e de motores, recebe agora espaço de 618 m² para aumentar a capacidade de atendimento no que diz respeito aos veículos 4x4 e híbridos, tornando-se o primeiro da América Latina a atender esse tipo de especificidade.
A iniciativa busca atender as legislações nacionais e internacionais. O investimento no laboratório foi de R$ 16 milhões. O novo espaço conta com tecnologia de última geração, constituído de analisadores, sistemas de amostragem e dinamômetros de chassi para atender o desenvolvimento de programas como os de transportes híbridos, além de outras fontes de matriz energética, em veículos de até 5,4 toneladas. Desde 2010 a empresa vem investindo na atualização tecnológica dos laboratórios para ensaios de veículos e motores e na implementação do laboratório para motos.

Finalistas:
Axalta Coating Systems - Pintura altos-sólidos Ford Brasil
BorgWarner - Primeiro turbo para carro de passeio flex no Brasil
Delphi - Novas soluções de conectividade automotiva para o mercado brasileiro
Magneti Marelli Powertrain - Primeiro laboratório para análise de emissões de veículos híbridos e 4x4
New Holland Agriculture - Forrageira comprova bom rendimento na colheita de plantações energéticas de eucalipto

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Toyota - Projeto educacional traz economia de água e energia - Realizado desde 2008 em Indaiatuba (SP) e, mais recentemente, em Guaíba (RS) e Sorocaba (SP), o projeto Ambientação desenvolve estudantes e comunidades usando ferramentas de solução de problemas socioambientais, com base em práticas industriais, o Toyota Business Practices. A metodologia pode ser aplicada em qualquer área. Entre os benefícios estão menor custo e economia de recursos naturais (energia e água) nas cidades onde a montadora atua.
A ação já envolveu mais de 415 mil pessoas entre alunos, professores e servidores públicos, que agem como multiplicadores para a comunidade. Em 2015, em Indaiatuba, as 46 escolas municipais reduziram 25% do consumo de água. Já em Sorocaba (SP), o Zoológico Quinzinho de Barros diminuiu gastos pela metade. Em Guaíba (RS), 18 escolas participantes registraram uma economia de 15% na energia e 34% em água. Também houve implementação de 100% do gerenciamento de resíduos em todas as unidades. Desde 2011 a Toyota do Brasil já contratou sete jovens participantes do projeto Ambientação para o programa Menor Aprendiz.

Finalistas:
Cummins Brasil - De Gota em Gota
FCA - Cooperárvore: empoderamento feminino e produção de moda sustentável
Honda - Redução nas emissões de CO2 superior a 7 mil toneladas na fábrica de automóveis
Pirelli - Cinturato P1 Plus é o primeiro pneu fabricado no Brasil com ecoetiqueta
Toyota - Projeto educacional da Fundação Toyota atinge resultados importantes em economia de água e energia

AUTOPEÇAS
Bosch - E-Clutch: sistema aciona eletronicamente a embreagem - A Bosch apresentou ao mercado brasileiro a tecnologia e-Clutch: electronic Clutch System. O sistema aciona eletronicamente a embreagem, além de proporcionar mais conforto ao usuário, possibilitando ainda a economia de combustível, que pode chegar a um índice de até 5% em um circuito misto entre cidade e estrada. Com o e-Clutch a operação da embreagem é eletrônica e a troca da marcha é realizada de forma manual. Assim, o sistema apresenta características de conforto similares às de um câmbio automático.

Finalistas:
Aethra - Unidade de protótipos e desenvolvimento de produtos
Bosch - e-Clutch: sistema que aciona eletronicamente a embreagem
Gestamp - Novos conceitos em aços de estampagem a quente para estruturas veiculares
Mahle Metal Leve - Camisas com níquel – maior controle térmico e maior eficiência
Thyssenkrupp - Eixos de comando de válvula integrados à tampa do cabeçote do motor

POWERTRAIN
Volkswagen - Novo motor 1.0 TSI Total Flex - O motor 1.0 TSI Total Flex da família EA211 é o mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, oferecendo excelentes resultados de desempenho e consumo de combustível para sua categoria. Produzido em São Carlos (SP), é o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível feito no Brasil.
A sigla TSI representa injeção direta de combustível, combinada ao turbocompressor, que permite o downsizing. A potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 kgf.m, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores. Combinado ao baixo peso do Up! (951 kg), o motor TSI colabora para que o modelo tenha eficiência energética sem precedentes, consagrando-se, quando lançado, como o mais econômico entre todos os equipados com motor flexível avaliados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, obtendo a classificação “A”, com a marca de 1,44 MJ/km.

Finalistas:
Delphi - 30 milhões de bicos injetores produzidos no Brasil
FPT Industrial - Motor 10,3 litros, mais leve e com materiais nobres para elevar eficiência
Mitsubishi Motors - Outlander PHEV
Nissan - Motor de 3 cilindros: mais economia e excelente desempenho
Volkswagen - Novo motor 1.0 TSI Total Flex

INSUMOS
Gerdau Aços Especiais - Aço microligado para pino-bola do sistema de direção - O processo de fabricação do pino-bola do sistema de direção baseia-se no circuito “forjamento a frio + têmpera + revenimento + endireitamento + medição de empeno + inspeção + usinagem”. Esse fluxo ocorre em regra com aços como o DIN 41Cr4, com temperabilidade capaz de adquirir as propriedades mecânicas necessárias à peça pelas transformações de fases oriundas do tratamento térmico.
Porém, este mecanismo gera um nível de tensão que ocasiona o empenamento do pino, sendo necessário um processo de desempeno das peças nem sempre eficaz. A inovação proposta pela Gerdau é o uso de aço microligado, o qual combina outros mecanismos de endurecimento para garantia das propriedades mecânicas que dispensam o tratamento térmico e, por consequência, o desempeno do produto. Com o novo processo tem-se a redução de energia elétrica e efluentes (oriundos do tratamento) que levam a uma redução de custos em torno de 25% e a uma queda no lead time de produção de até 50%.

Finalistas:
ArcelorMittal - S-in motion: aços de alta resistência produzidos no Brasil
Evonik Industries - Uso de PMMA especial para janelas automotivas com objetivo de redução de peso
Gerdau Aços Especiais - Aço microligado para pino-bola do sistema de direção, com redução do fluxo produtivo e lead time
Sabic - Reforço do assoalho híbrido plástico-metal
Usiminas - Desenvolvimento do aço para conformação a quente com revestimento Zn-Fe

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SOFTWARE
BMW - ConnectedDrive - O BMW ConnectedDrive possui as funcionalidades mais avançadas do mercado brasileiro em termos de conectividade. A solução oferece mais conveniência e conforto, segurança e entretenimento para os clientes BMW, transformando completamente a experiência a bordo. Os veículos com o ConnectedDrive são equipados com um SIMCard embutido, responsável por conectá-los à internet.
Algumas funcionalidades que podem ser destacadas são: 1) Chamada de Emergência Inteligente sem a necessidade de pareamento de aparelhos móveis; 2) Concierge: serviço exclusivo 24 horas por dia para pesquisar pontos de interesse, programação de cinema, restaurantes; 3) informações de trânsito em tempo real; 4) BMW Remote: o cliente tem acesso ao status de alguns sistemas do veículo e também pode acionar algumas funções como trancar portas e ligar o ar-condicionado.

Finalistas:
BMW - ConnectedDrive
Flexsys Sistemas e Feeder Industrial - Gestão sistêmica da produção e qualidade
MWM Motores Diesel - Desenvolvimento de software de otimização de produção e logística
Nissan - Multi-App, central multimídia que traz o tablet para o painel de March e Versa
Smarttech - Smart simulation – revolução no desenvolvimento de produtos plásticos.

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