Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 14/06/2016 | 16h12

Takata quer vender ações que possui em montadoras

Iniciativa seria para levantar recursos a fim de enfrentar custos de mega recall

REDAÇÃO AB

A Takata vai vender as ações que possui em montadoras para levantar fundos a fim de enfrentar os custos do mega recall de seus airbags em todo o mundo. Segundo o porta-voz da empresa, Akiko Watanabe, a venda das ações está sendo feita com aprovação das montadoras, cita a agência de notícias Automotive News. No fim de abril, a Takata já teria vendido a maior parte de seus 2,2 milhões de papéis que tinha na Honda, seu maior cliente, segundo informações do jornal japonês Nikkan Kogyo Shimbun.

Além da Honda, a fornecedora possui ações na Toyota, Nissan, Fuji Heavy Industries (Subaru Corporation), Mitsubishi e Suzuki. As participações da Takata nas nas montadoras têm valor estimado e equivalente a US$ 88 milhões.

Um comitê externo foi formado em fevereiro deste ano para elaborar um plano de reestruturação da empresa, uma vez que o potencial de enfrentamento dos custos do recall está na cifra dos bilhões de dólares, que majoritariamente tem sido custeado pelas fabricantes de veículos. Este comitê com cinco membros está negociando diretamente com as montadoras sobre a partilha dos custos e contratou a empresa Lazard para fazer toda a consultoria na área de gestão de ativos financeiros.

O defeito nos airbags fabricados pela Takata pode causar o rompimento da estrutura do insuflador da bolsa do airbag resultando no disparo de fragmentos metálicos no interior do veículo tem sido associado a pelo menos 13 mortes, sendo dez nos Estados Unidos.

O número de bolsas de ar com defeito pode ultrapassar as 100 milhões de unidades em todo o mundo depois da extensão do recall exigido pelos órgãos reguladores dos Estados Unidos e do Japão, relacionados agora com os airbags do passageiro, além dos airbags dos motoristas que deu origem ao mega recall.



Tags: Takata, recall, recursos, montadoras, airbags, vendas de ações.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência