Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

| 19/11/2008 | 00h00

Fôlego para esperar estoques caírem

Não há dúvida de que o final do ano será difícil para todos os integrantes da cadeia de produção e distribuição automotiva. Enquanto houver estoques significativos de veículos nos pátios e o consumidor estiver longe das revendas, onde o crédito somente agora começa a voltar, haverá notícias freqüentes de férias e outros artifícios para evitar dispensas no setor, como o uso do banco de horas e cancelamento de turnos.

Automotive Business

Não há dúvida de que o final do ano será difícil para todos os integrantes da cadeia de produção e distribuição automotiva. Enquanto houver estoques significativos de veículos nos pátios e o consumidor estiver longe das revendas, onde o crédito somente agora começa a voltar, haverá notícias freqüentes de férias e outros artifícios para evitar dispensas no setor, como o uso do banco de horas e cancelamento de turnos. A ArvinMeritor, fabricante de rodas em Limeira, SP, decidiu investir também no treinamento do seu pessoal neste final de ano. A jornalista Sonia Moraes informa uma queda de 20% nas vendas de automóveis e comerciais leves nos primeiros 17 dias de novembro, em relação ao mesmo período de 2007. Foram comercializadas no mês 89.921 unidades. Um dos efeitos deve ser uma redução nos preços dos carros zero. Wilson Rocha, diretor de vendas e engenharia da TRW Automotive, disse à jornalista que a principal preocupação das montadoras é conseguir reduzir o estoque de 300 mil carros de outubro para 200 mil até o final de dezembro. Citando fontes do mercado, o artigo sugere que o crédito do governo já está começando a chegar aos bancos, mas falta financiamento para usados. Já o diretor executivo da Randon, Norberto Fabris, acredita que até fevereiro as vendas de implementos rodoviários sofrerão com a falta de crédito bancário. "Haverá um período de redução brusca de produção de hoje até fevereiro, depois acredito que as coisas ficarão mais claras e poderemos avaliar como ficará o mercado", disse à Gazeta Mercantil.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência