Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fábrica BMW de motos fica para o fim do ano
BMW G 310 R será montada no Brasil com peças indianas

Indústria | 13/06/2016 | 13h43

Fábrica BMW de motos fica para o fim do ano

Montadora aguarda licenças ambientais para unidade própria em Manaus

MÁRIO CURCIO, AB

A fábrica de motos da BMW em Manaus será inaugurada no último trimestre deste ano. Com isso, a produção atual será transferida da planta da Dafra, que cede parte de seu espaço, para a nova instalação. Quando confirmou a unidade própria, em maio deste ano, a montadora havia sido menos específica ao citar a inauguração no segundo semestre.

“Dependemos de licenças ambientais”, afirma a diretora de assuntos governamentais do Grupo BMW no Brasil, Gleide Souza. “Serão dois galpões com cerca de 10 mil metros quadrados cada um”, diz. A BMW chegou a avaliar fábricas de motocicletas que fecharam nos anos recentes em razão da queda de mercado, mas acabou escolhendo um lugar próximo da instalação atual.

De acordo com a executiva, haverá uma aceleração na montagem das motos para compensar o período de transição e a transferência dos equipamentos. A decisão pela fábrica própria decorre da entrada da BMW em um novo segmento com a G 310 R, uma moto urbana de média cilindrada, mas, segundo Gleide, aquelas que já eram nacionalizadas também serão montadas desde a inauguração.

“A nova linha será flexível e montará todos os modelos”, diz Gleide, referindo-se à G 310 R e outras nove motos. A linha touring K 1600 GLT permanecerá importada. A nova moto de média cilindrada é produzida atualmente em Bangalore, em parceria com a indiana TVS. Boa parte de suas peças será importada. “Usaremos peças indianas, mas respeitando o PPB”, diz Gleide, referindo-se ao Processo Produtivo Básico, conjunto de regras que todo fabricante tem de atender para se instalar em Manaus.

De acordo com a executiva, o quadro da nova G 310 R será montado e soldado no Brasil. Entre os itens nacionalizados que a BMW usará em sua fábrica estão peças usinadas, componentes de iluminação, baterias, pneus e buzinas.

A nova unidade terá 170 funcionários, contando aqueles que já trabalham para a BMW dentro da Dafra. Segundo a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o investimento previsto pela BMW é de US$ 25,8 milhões.



Tags: Motos, motocicletas, Manaus, BMW, Gleide Souza.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência