Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Lançamentos | 07/06/2016 | 17h20

Volvo FMX tem tração integral inteligente

Sistema para modelos vocacionais ajuda a poupar combustível e powertrain

REDAÇÃO AB

A Volvo lança no Brasil e América Latina o FMX com controle automático do engate da tração dianteira. A tecnologia aumenta a produtividade dos caminhões vocacionais da marca. A função ativa automaticamente a tração no eixo dianteiro em terrenos difíceis ou pisos escorregadios, mesmo com o caminhão em movimento e sem a ação do motorista.

A tecnologia é destinada a veículos 4x4 rígido, 6x6 rígido e cavalo mecânico que atuam em reboques aeroportuários, no transporte de madeira, em caminhões de apoio para situações extremas, agricultura e até em veículos para recreação. O mercado também demanda sistemas desse tipo para o transporte de cargas indivisíveis e em batalhões do corpo de bombeiros.

Segundo a Volvo, o sistema melhora a dirigibilidade e reduz o consumo. A Volvo é a primeira fabricante de caminhões a oferecer o sistema para veículos com tração integral 4x4 e 6x6. A nova tecnologia contribui para a correção de falhas. Muitos motoristas ativam a tração nas rodas dianteiras antes de chegar a um terreno mais complicado para evitar que o caminhão fique atolado.

O novo sistema engata a tração nas rodas dianteiras com o veículo em movimento somente quando a função for efetivamente necessária. A eletrônica entende que é preciso tração dianteira quando as traseiras patinam. O sistema é formado por um software conectado aos sensores de velocidade das rodas, que detecta e controla a tração.

Um engate automático ativa a tração nas rodas dianteiras em apenas meio segundo. Segundo a fabricante, o controle automático aumenta a velocidade média do veículo, diminui o consumo de combustível, melhora a dirigibilidade, reduz o desgaste de pneus, poupa o trem-de-força e prolonga a vida útil de alguns componentes.



Tags: Volvo, FMX, vocacional.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência