Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
JAC deve devolver isenção do Inovar-Auto
Enterrado como cápsula do tempo, J3 deve permanecer onde está (foto: Mário Curcio)

Indústria | 01/06/2016 | 16h00

JAC deve devolver isenção do Inovar-Auto

MDIC publicou portaria cancelando habilitação da empresa no programa

MÁRIO CURCIO, AB

A JAC Motors terá de devolver os benefícios fiscais recebidos para importações de veículos entre os anos de 2013 e 2014. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) publicou portaria no Diário Oficial da União (DOU) cancelando a habilitação da empresa Inovar-Auto.

Segundo o MDIC, a JAC não cumpriu o cronograma físico-financeiro de seu projeto de investimento, relativo à habilitação de 2013, dada pela portaria interministerial nº 18/2013 e pelas portarias MDIC nº 106/2013, e nº 209/2013.

De acordo com o texto da portaria, a JAC Motors não apresentou ações que indicassem a execução do projeto industrial durante o prazo final de dez dias concedido pelo MDIC, que então cancelou a habilitação da companhia no programa de incentivo a montadoras.

“Essa decisão já era esperada pela JAC Motors, razão pela qual protocolamos o faseamento do projeto do nosso empreendimento em outubro de 2015 e estamos aguardando a posição do MDIC na avaliação. Quanto à multa, acionaremos nossa área jurídica antes de tomar qualquer posição”, respondeu a montadora.

Em fevereiro deste ano o presidente da JAC Motors do Brasil, Sérgio Habib, comunicou a mudança de planos em relação à fábrica de Camaçari, cujo projeto inicial de cerca de R$ 1 bilhão para a produção anual de 100 mil carros pequenos encolheu para uma pequena operação CKD para até 20 mil unidades ao ano com investimento de R$ 200 milhões.

Assim, em vez de iniciar a produção local no fim de 2014 com um pequeno carro 1.0 de três cilindros desenvolvido para o mercado brasileiro a JAC começará em 2017 montando o utilitário esportivo T5, já à venda como importado (leia aqui). Ainda Segundo a JAC, a inauguração da linha de produção está prevista para o primeiro trimestre de 2017.

“As operações comerciais da JAC Motors continuam normalmente, sem qualquer alteração, baseadas na cota livre de importação, conforme prevê o próprio Inovar-Auto, e que supre nossa atual demanda de mercado. Reiteramos nosso compromisso de seriedade e parceria com o mercado brasileiro”, conclui a JAC em seu comunicado.



Tags: JAC, JAC Motors, Sérgio Habib, MDIC.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência