Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
PSA realiza premiação mundial de fornecedores

Autopeças | 25/05/2016 | 17h20

PSA realiza premiação mundial de fornecedores

Grupo reconheceu 15 parceiros pelo desempenho e qualidade entregues

REDAÇÃO AB

Em 24 de maio, no Dia do Fornecedor, Carlos Tavares, presidente mundial do Grupo PSA, e Yannick Bézard, diretor mundial de compras, premiaram 15 fornecedores pelo desempenho e qualidade com que responderam às expectativas do Grupo PSA. O Prêmio “Melhores Fornecedores” é uma ocasião para reafirmar a importância estratégica da relação com os fornecedores na execução do “Push to Pass”, o plano de crescimento rentável do Grupo PSA.

Na ocasião, Tavares destacou a necessidade de estar sempre na vanguarda da eficiência e da qualidade. Ao premiar as Melhores Fábricas (“Best Plants”), Patrick Labilloy, diretor de qualidade, enfatizou em especial a prioridade da qualidade como pré-requisito de todos os produtos e serviços do grupo. A excelência na qualidade também deve posicionar o Grupo PSA no “Top 3” do setor até 2018, já visando ao primeiro lugar.

Veja a seguir as categorias e seus vencedores:

Prêmio Responsabilidade Social e Ambiental: Michelin
Foi o primeiro ano em que o Prêmio Responsabilidade Social e Ambiental foi concedido. Ele destaca a importância da responsabilidade social e ambiental, integrada à estratégia do Grupo PSA, que deseja que as partes envolvidas também a integrem em seus processos.

A categoria recompensa os fornecedores pelo desempenho na área da responsabilidade social e ambiental, em todas as suas unidades de produção e industrialização. Os critérios são avaliados pela organização contratada pelo Grupo PSA a partir de um questionário baseado nas exigências internacionais em matéria de desenvolvimento sustentável.

Prêmio Criação de Valor: Dassault/Segula
A categoria recompensa os fornecedores por sua capacidade de propor soluções técnicas em ruptura, novos serviços que criam valor, inovações que permitem responder melhor às expectativas dos clientes.

Prêmio Gerenciamento dos Programas: Faurecia/JTekt
Reconhece os fornecedores pelo desempenho em termos de qualidade, respeito ao cronograma, controle de variação dos custos, gerenciamento de projeto, sucesso dos lançamentos, especialidades técnicas e organização a fim de otimizar a eficiência no gerenciamento dos programas.

Prêmio Desempenho do Pós-Venda: LPR/ITT Corporation
A categoria recompensa os fornecedores pela qualidade do serviço, medida com base no respeito aos prazos e às quantidades de peças de reposição entregues na rede comercial, em ligação direta com a fidelização dos clientes.

Prêmio Economias Técnicas: Saint Gobain/CLN Magnetto/Arcelormittal/ Eberspacher/Faurecia
Reconhece os fornecedores por sua capacidade de propor soluções para reduzir os custos das peças de série fornecidas, utilizando todas as alavancas: logística, marketing e compras, contribuindo assim para a competitividade do Grupo.

Prêmio de Equipamento Industrial e das Prestações de Serviços: Gutenberg/Proservia
A categoria recompensa os fornecedores pelo desempenho sustentável em termos de qualidade, custos, respeito dos prazos e reatividade, nas áreas das prestações de serviços e equipamentos industriais.

Prêmio das Melhores Fábricas dos Fornecedores:
O Supplier Day também oferece a oportunidade de atribuir o prêmio das “Melhores Fábricas dos Fornecedores” que recompensou este ano o desempenho de 79 unidades industriais (cerca de 5% da carteira de fornecedores do Grupo) por sua excelência industrial que atende às exigências de qualidade do Grupo, desde a produção do veículo até a entrega das chaves ao cliente final.

O diretor de qualidade, Patrick Labilloy, parabenizou em especial seis fábricas de fornecedores que receberam o prêmio pelo terceiro ano consecutivo.

Saint Gobain Sekurit - L'arboc Tarragona - Espanha;
Snop - Nigran – Espanha;
Plastic Omnium Equipamientos Exteriores - Arevalo – Espanha;
Gestamp Cerveira - Vila Nova de Cerveira – Portugal;
Bourbon AP Nitra - Nove Sady – Eslováquia;
Leoni Wiring Systems Pitesti S.R.L. - Pitesti – Romênia.

Prêmio Especial do Júri: EDF
Com esse prêmio, o Grupo PSA quis valorizar a parceria histórica, baseada na atuação responsável e plenamente alinhada na busca permanente da eficiência de um desempenho excepcional, compartilhado pelas equipes do Grupo PSA.

Este ano, Yves Bonnefont, diretor mundial da DS, aproveitou a cerimônia do Supplier Day para apresentar aos fornecedores a estratégia em relação às exigências de qualidade aplicáveis a uma marca “de luxo à francesa” e para destacar o novo DS 3 Performance.

Yannick Bézard, diretor de compras do Grupo PSA, concluiu falando da necessidade de manter o foco no desempenho das compras do Grupo PSA e de seus fornecedores, porque se trata de uma das alavancas que garantiram o sucesso do plano “Back In the Race”, graças ao qual o programa “Push to Pass" também será bem-sucedido.

As compras do Grupo PSA totalizaram, em 2015, € 21 bilhões, dos quais mais de € 16 bilhões são para as peças de série que representam, em média, mais de 80% do custo de fabricação de um veículo. O Grupo tem uma carteira de 1,4 mil grupos fornecedores e favorece, em todos os locais em que está implantado, o sourcing local. Os fornecimentos das montadoras francesas são providos em cerca de 50% na França e em mais de 90% na Europa.



Tags: PSA, Push to Pass, Michelin, Carlos Tavares, Yannick Bézard, Dassault, Segula, Faurecia, JTekt, Saint Gobain, Magnetto, Arcelormittal, Eberspacher, Faurecia, Gutenberg, Proservia, Leoni, Gestamp, Plastic Omnium.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência