Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Distribuição | 24/05/2016 | 17h52

Caoa vende 15% mais HB20 em 2016

Rede de 30 lojas alcança 19% das vendas da Hyundai Motor Brasil

PEDRO KUTNEY, AB

A linha Hyundai HB20 foi a única que apresentou crescimento das vendas no mercado brasileiro no primeiro quadrimestre de 2016, de 3,5% em comparação com 2016, mas os negócios avançaram cerca de quatro vezes mais rápido nas 30 concessionárias do Grupo Caoa dedicadas exclusivamente a comercializar os modelos compactos hatch e sedã produzidos pela Hyundai Motor Brasil (HMB) em Piracicaba (SP). De janeiro a abril, as 181 lojas que vendem a família HB20 no País somaram 52,2 mil unidades emplacadas. Destas, 9,8 mil foram negociadas pela rede HMB da Caoa, volume que representa avanço de 15,3% sobre o primeiro quadrimestre do ano passado e quase 19% dos HB20 vendidos no País no período.

Enquanto a média de vendas de toda a rede HMB no quadrimestre foi de 288 carros por loja, 72/mês, nas 30 concessionárias do Grupo Caoa o número foi mais alto, 326 por ponto, 81/mês. Segundo comunicado divulgado pela Caoa, o resultado é reflexo do crescimento da rede – hoje o maior grupo de revendas HMB no País –, investimentos em propaganda, força de vendas da equipe e a qualidade da linha Hyundai HB20, que continua a atrair o consumidor brasileiro mais do que outras marcas.

O resultado é bem diferente na outra parte da rede de 102 concessionárias Hyundai comandada pela Caoa, que detém a exclusividade de vender no Brasil os modelos importados da marca coreana, além dos Tucson e ix35 feitos sob licença na fábrica do grupo em Anápolis (GO). De janeiro a abril a Caoa vendeu 8,5 mil carros Hyundai no mercado brasileiro, o que representa expressiva queda de 33,7% sobre o mesmo período de 2015. A retração pode ser explicada pelo aumento dos preços dos veículos importados provocado pela alta do dólar, que também pressiona os custos dos dois SUVs montados em Goiás com grande quantidade de componentes estrangeiros.

Além das 30 lojas HMB que vendem a família HB20, o Grupo Caoa tem 66 concessionárias próprias e 36 nomeadas para o restante da linha Hyundai. Quando decidiu ter sua própria fábrica no País, a fabricante coreana tentou rever o contrato de exclusividade que mantinha com a Caoa. Como não conseguiu, dividiu a rede em dois grupos a partir de 2012: os concessionários nomeados para vender a linha nacional feita em Piracicaba ficaram sob o controle da Hyundai Brasil, os demais continuaram sob o domínio da Caoa, que também foi comtemplada com nomeações para comercializar o HB20.



Tags: Caoa, Hyundai, HB20, rede, concessionárias, vendas, emplacamentos, balanço, resultado.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência