Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 23/05/2016 | 18h15

Subaru celebra 50 anos de uso do motor Boxer

Neste período a montadora superou 16 milhões de unidades produzidas

REDAÇÃO AB

A Subaru comemora neste mês os 50 anos do lançamento de seu primeiro modelo equipado com motor Boxer, caracterizado por cilindros horizontalmente contrapostos. Este carro foi o Subaru 1000, lançado em maio de 1966. De lá para cá a empresa já produziu mais de 16 milhões de veículos com motor Boxer nas últimas cinco décadas.

A tecnologia atual aplicada nesses propulsores permitiu que o Forester Sport 2.0 aspirado recebesse nota “A” no selo de eficiência energética. A origem do termo Boxer vem do movimento executado pelos pistões do lado esquerdo contra os do direito, semelhante ao realizado por dois pugilistas.

É claro que quando se trata de motores Boxer a grande referência não é a Subaru, mas o modelo criado por Ferdinand Porsche na década de 1930 e que ganhou o mundo como Volkswagen Sedan (Fusca) após a Segunda Guerra Mundial. A Porsche mantém a tradição de utilizar esses propulsores em seus esportivos.

Num motor com os cilindros horizontalmente opostos, os pistões se movimentam em uma disposição simétrica e contrapostos, anulando, assim, a força de inércia entre eles. Isso resulta em nível reduzido de vibrações, contribuindo para um funcionamento suave do motor, independentemente da faixa de rotação.

Outra vantagem quando comparados com os propulsores em “linha” ou em “V” é o baixo centro de gravidade, que aumenta a estabilidade e contribui para uma condução segura em alta velocidade e curvas rápidas.



Tags: Subaru, Boxer, Subaru 1000, Forester, Volkswagen, Fusca.

Comentários

  • Luc de Ferran

    Creio que é importante poder desenvolver "powertrains" com um numero de cilindros não necessariamente pares. Assim ja vemos com certas frequências motores de 3 e 5 cilindros. Importante sera no futuro o projeto e a produção de motores combinados = a composição de "powertrains" combo combustão + elétricos... a curto prazo.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência