Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

AB | 18/05/2016 | 11h00

Os cenários econômicos no planejamento automotivo

Workshop apresentará projeções sobre a evolução da indústria automobilística

REDAÇÃO AB

Octavio de Barros, economista-chefe do Bradesco, será um dos palestrantes do Workshop Planejamento 2017, que Automotive Business promoverá dia 22 de agosto em São Paulo, no Centro de Convenções do Hotel Sheraton. Convidado para falar da evolução dos cenários econômicos, ele entende que estamos vivenciando um ano de resolução das incertezas, especialmente no plano político, e isso poderá favorecer alguma retomada de atividade no fim de 2016 e em 2017, em particular quando as taxas de juros cederem mais intensamente.

No workshop ele deverá atualizar as previsões dos principais indicadores financeiros. “Ninguém vive sem cenário. A volta da previsibilidade é fundamental para a melhora da economia”, disse recentemente, durante o Fórum da Indústria Automobilística. Ele reforçou, também, que “confiança é a forma mais barata de estímulo econômico”.

MERCADO

As previsões para o comportamento do mercado automotivo serão apresentadas por Vitor Klizas, presidente da Jato Dynamics para a região. Ele fará também uma avaliação do avanço das novas marcas sobre as montadoras tradicionais que em 2013 representavam 57% do faturamento setorial e hoje alcançam apenas 48% dos licenciamentos.

A Anfavea, agora com Antonio Megale na presidência, analisará a retomada dos negócios e os esforços na preservação de postos de trabalho. A consultora Letícia Costa, diretora da Prada Assessoria, que aposta em uma retomada lenta da atividade na cadeia de produção, fará uma avaliação dos pressupostos para o planejamento de empresas de autopeças e montadoras pensando no segundo semestre do ano e em 2017.

Caberá a George Rugitsky, conselheiro do Sindipeças e presidente da Freudenberg-Nok, apresentar o desempenho da indústria de autopeças ante a queda no mercado interno e o avanço do aftermarket e das exportações.

O workshop terá duas sessões de debates – uma para tratar dos negócios na cadeia de suprimentos, com a presença de diretores de compras das montadoras, e outra para avaliar o ritmo do segmento de caminhões, no qual a ociosidade nas linhas de montagem chegou aos 70%.

Informações sobre o workshop de planejamento podem ser obtidas pelo telefone 11 5095-8888 ou no hotsite do evento



Tags: Planejamento, Bradesco, Anfavea, Sindipeças, Jato Dynamics, Freudenberg-Nok.

Comentários

  • Hugo Lucas Almeida

    Sem dúvida esta sendo um ano dificílimo para a industria automotiva nacional, e isto esta mais complicado devido a falta de parceria com o governo federal no subsidio dos créditos, que sempre foi um incentivo as vendas. Apostar em uma retomada a curto prazo é suicídio certo, já a médio prazo não, muito pelo contrário é a alternativa certa para a continuidade das vendas ainda que não ao mesmos volumes de 2014... porem é a única opção "razoável". Claro que leis podem interferir neste cenário, como por exemplo a restrição de circulação de automóveis com mais de 10 anos nos centros aglomerados, e 20 anos nas estradas municipais, estaduais e federais, que alem de diminuir o número de acidentes nas cidades e estradas ainda contribui para o meio ambiente. Resta esperar qual será a resposta que virá das matrizes fabricantes e do próprio governo, para minimizar o efeitos negativos a economia brasileira.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência