Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 03/05/2016 | 20h39

FCA anuncia parceria com Google para carro autônomo

Expandirão testes de direção autônoma com a nova minivan híbrida Pacifica

REDAÇÃO AB

A FCA Fiat Chrysler Automobiles anuncia parceria inédita com o Projeto de Carro Autônomo do Google para integrar a tecnologia de direção autônoma à nova minivan Chrysler Pacifica 2017 híbrida a fim de expandir o programa de testes da Google. O acordo marca a primeira vez que a empresa trabalha diretamente com uma montadora no desenvolvimento de seu sistema de direção que dispensa participação ativa do motorista.

Serão desenvolvidas e fabricados pela FCA cerca de 100 unidades do veículo especificamente para a tecnologia de direção autônoma do Google, que integrará o conjunto de sensores e computadores que os carros precisarão. Com o uso das minivans, o Google mais do que dobrará sua frota atual de veículos dedicados a testes de direção autônoma.

Será composta uma equipe formada por engenheiros das duas companhias, que ficará sediada em um prédio no sudeste do Michigan para acelerar o desenvolvimento, os testes e a manufatura do Chrysler Pacifica que se autodirige.

O carro autônomo da Google atualmente é testado em quatro cidades nos Estados Unidos: Mountain View (Califórnia), Austin (Texas), Kirkland (Washington) e Phoenix (Arizona). A minivan será testada em campo de provas privado na Califórnia, antes de circular por vias públicas.

Os carros autônomos têm potencial para evitar mais de 33 mil mortes que ocorrem a cada ano nas rodovias dos Estados Unidos, 94% das quais causadas por erros humanos. Para a FCA, esta colaboração ajudará as duas companhias a entenderem melhor o que será necessário para viabilizar os carros autônomos no mundo.

“Trabalhar com o Google representa para a FCA uma oportunidade de parceria com uma das companhias líderes mundiais em tecnologia para acelerar o ritmo da inovação na indústria automobilística”, disse Sergio Marchionne, CEO da FCA. “A experiência que ambas as empresas vão acumular será fundamental para trazer soluções tecnológicas no setor automotivo, de grande impacto e benefício para os consumidores”, acrescentou.

“A FCA tem uma equipe de engenheiros ágeis e experientes e a minivan Chrysler Pacifica Híbrida é adequada à tecnologia de direção autônoma do Google”, disse John Krafcik, CEO do Projeto de Carro Autônomo do Google. “A oportunidade de trabalhar com os engenheiros da FCA vai acelerar nossos esforços para desenvolver um carro totalmente autônomo que fará nossas estradas mais seguras e facilitará o deslocamento diário para aquelas pessoas que não podem dirigir.”

O Projeto de Carro Autônomo da Google surgiu há sete anos para desenvolver veículos totalmente autônomos com um conceito inédito de mobilidade a fim de tornar as estradas mais seguras e ampliar a mobilidade para milhões de pessoas que não podem dirigir. A meta principal é ajudar pessoas a se deslocarem ao toque de um botão.

Os veículos da frota, atualmente cerca de 100 unidades (leia aqui) já atingiram 2,4 milhões de quilômetros em vias públicas dirigindo de forma totalmente autônoma. O Projeto de Carro Autônomo da Google é parte da X, empresa do grupo Alphabet, que é holding da Google. Em março de 2012, uma lei aprovada em Nevada, nos Estados Unidos, permitiu ao Google iniciar testes em veículos motorizados autônomos. A primeira licença foi concedida em maio daquele ano para um Toyota Prius modificado com a tecnologia de autodireção experimental do Google.



Tags: FCA, Fiat, Chrysler, Google, direção autônoma.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência