Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Certificação | 03/05/2016 | 17h01

IQA começa a certificar os antigos desmanches de veículos

Entidade desenvolve a primeira certificação para reciclagem automotiva

REDAÇÃO AB

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) começou certificar os centros de reciclagem automotiva, a primeira do tipo desenvolvida para o segmento no Brasil para atender os antigos desmanches. A certificação é baseada na lei federal 12.977/2014, que normatiza a desmontagem de veículos e passou a regular essa atividade no País.

Segundo a entidade, as empresas que quiserem ser certificadas para a atividade de desmontagem devem atender as legislações e cumprir os processos de qualidade para a melhoria da eficiência operacional. “O novo serviço visa a melhoria do atendimento ao consumidor, agora mais exigente, com a regulamentação deste novo tipo de negócio”, afirma Sérgio Fabiano, gerente da área de serviços automotivos do IQA.

Com a adoção da certificação, que verifica somente o processo de gestão do negócio, o empresário do segmento passa a ter mais controles, com acompanhamento mais criterioso que vai desde o recebimento dos veículos até a venda das peças desmontadas, para assegurar aos clientes produtos com garantia de procedência e qualidade.

A JR Diesel e a Renova Eco Peças participaram do projeto piloto do IQA para o desenvolvimento da nova certificação. “As duas empresas auxiliaram o Instituto a ajustar os processos conforme as necessidades desse novo mercado em expansão. Foram mais de 12 meses entre pesquisa, desenvolvimento e validação”, conta Fabiano.

Durante o processo de certificação, são checados procedimentos, ferramentais e estruturas para as diversas atividades do centro de reciclagem, a começar pelo recebimento dos veículos, etapa em que se verificam os registros e controles de entrada junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), documentação que garante a legalidade das peças. São checadas também as atividades de descontaminação, desmontagem dos veículos, embalagem dos produtos, sistema de registro de estoque e o processo de venda das peças.

Outro requisito para a certificação é atender todas as exigências de preservação ambiental, com o descarte correto dos resíduos sólidos e líquidos, realizado por meio de empresas especializadas e credenciadas pelos órgãos ambientais, e com o uso dos equipamentos necessários na área de lavagem para evitar a contaminação do esgoto com resíduos de óleo.

Mais informações sobre a Certificação para Centros de Reciclagem podem ser obtidas no IQA, telefone (11) 5091-4545 ou e-mail servicos@iqa.org.br.



Tags: IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, certificação, desmanche, reciclagem automotiva.

Comentários

  • Gilson P. L. de Souza

    Importante contribuição para a SOCIEDADE.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência