Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 28/04/2016 | 19h18

FCA celebra 1º ano de operações de fábrica da Jeep

Polo automotivo em Goiana é o mais moderno e eficiente do grupo no mundo

REDAÇÃO AB

Há exatamente um ano, em 28 de abril de 2015, a FCA – Fiat Chrysler Automobiles – abria as portas do Polo Automotivo Jeep, em Goiana, município da Zona da Mata de Pernambuco. Resultado de um investimento total de R$ 7 bilhões, a unidade é considerada a mais moderna e eficiente fábrica do grupo em todo o mundo e é a responsável pela produção dos modelos Jeep Renegade e Fiat Toro, sendo este último lançado há pouco mais de um mês (leia aqui). Entre os dois modelos já foram produzidas 84 mil unidades entre fevereiro do ano passado até a primeira quinzena deste mês, sendo mais de 60 mil só do Renegade. A planta agora segue para a fase final de implantação da primeira pista do campo de provas que fica próximo ao complexo industrial e que servirá de palco para testes dos novos veículos FCA, além de contribuir com a rapidez e a precisão de seus desenvolvimentos.

A fábrica de 260 mil metros quadrados de área construída celebra ainda o alto índice de nacionalização de seus produtos que chega a 80%, sendo 40% proveniente das empresas que compõem o Parque Nacional de Fornecedores no mesmo perímetro do complexo industrial e tão extenso quanto ele, com 270 mil metros quadrados de área construída (leia aqui).

“Desde sua concepção, o Polo Automotivo Jeep é uma referência para a indústria automotiva e é parte fundamental da estratégica global da FCA”, afirma o presidente da FCA para a América Latina, Stefan Ketter. “Desenvolvemos pessoas e processos em tempo recorde, concebemos produtos que mudaram o mercado e conquistamos os melhores níveis de produtividade, eficiência e qualidade”, complementa.

Com capacidade para produzir 250 mil veículos por ano, já está funcionando em dois turnos, a um ritmo de produção de 45 veículos por hora ou 450 a 480 unidades por dia, sendo, em média, 50% de Jeep Renegade e 50% de Fiat Toro. A fábrica também já se prepara para montar seu terceiro produto, um utilitário esportivo da Jeep, superior ao Renegade denominado Compass que substituirá tanto o modelo atual da marca de mesmo nome quanto o Patriot.

Além de sua importância estratégica para a concepção de produtos FCA para o mercado brasileiro, o Polo Automotivo Jeep se destaca pela gestão de pessoas ao desenvolver um programa modelo de formação de jovens líderes, que vão assumindo postos de comando na fábrica. Os gestores, cuja idade média é de 28 anos, foram capacitados dentro da própria planta. Seu processo de formação faz parte do plano de sucessão idealizado e implementado para o Polo Automotivo Jeep. Eles assumiram funções estratégicas - de gerentes de unidades produtivas, supervisores de áreas a líderes de equipes - em menos da metade do tempo registrado tradicionalmente pelo Grupo FCA (leia aqui).>).

Leia aqui a publicação especial de Automotive Business sobre o Polo Automotivo Jeep do Grupo FCA.



Tags: FCA, Fiat Chrysler, fábrica, Jeep, Goiana, Pernambuco, Stefan Ketter.

Comentários

  • Anderson Barbosa

    Excelente matéria! Um notícia que traz otimismo para nós brasileiros que atravessamos por uma crise econômica de considerável gravidade.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência