Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 14/04/2016 | 19h01

Presidente internacional da Foton confirma produção local de vans e SUVs

Executivo visita o Brasil para discutir os próximos passos da expansão da empresa

REDAÇÃO AB

A operação brasileira da Foton Caminhões recebe a visita de um time de executivos da companhia na China, incluindo o presidente internacional da companhia, Chang Rui. A visita, que começou em 11 de abril e vai até a sexta-feira, 15, tem como objetivo acompanhar a evolução local dos negócios e definir os próximos passos do plano de expansão da empresa na América Latina. O líder global aproveitou para confirmar o plano de montar localmente as linhas de vans e de SUVs da marca.

O anúncio foi feito em reunião com o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, no último dia 12, mas sem detalhar os prazos e investimento. A intenção é aproveitar a planta que já está em construção em Guaíba, no mesmo estado, para a montagem de caminhões. O empreendimento deve ser ampliado para receber as novas linhas de montagem, com aporte adicional aos R$ 250 milhões já anunciados.

O plano de fazer localmente vans e utilitários esportivos da Foton já havia sido adiantado por Luiz Carlos Mendonça de Barros, presidente do conselho da companhia no Brasil (leia aqui). “Estimamos que sejam necessários R$ 200 milhões para localizar a produção e adaptar os veículos ao gosto brasileiro”, disse em março deste ano. “Nós já recebemos os primeiros modelos para teste no Brasil. Faremos um trabalho de engenharia para adaptar às necessidades locais e acreditamos que dentro de dois anos eles já poderão ser feitos aqui”, contou na época.

AGENDA CHEIA

Além de confirmar a expansão da operação no Brasil, Chang Rui teria aproveitado a visita para conhecer as obras da fábrica em Guaíba, a planta da Agrale, que montará os caminhões da marca até que a unidade própria fique pronta, ir até a Gabardo, empresa responsável pela logística de distribuição dos veículos da Foton localmente, e ver de perto uma concessionária da marca, a Bormana, em Porto Alegre.

Segundo a empresa, o executivo declarou estar plenamente satisfeito com a evolução da operação nacional, que representa grande passo para a internacionalização da companhia. A delegação chinesa teve ainda na programação visitas aos fornecedores escolhidos para a montagem local de caminhões: Dana, Cummins, Maxion, ZF e Flamma, além dos bancos Itaú e BBM.



Tags: Foton, produção, vans, SUVs, caminhões.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência