Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Chevrolet tem mais um fiasco em testes do Latin NCAP

Segurança | 14/04/2016 | 17h50

Chevrolet tem mais um fiasco em testes do Latin NCAP

Modelo da General Motors zera e Ford Ranger recebe 3 estrelas

REDAÇÃO AB

O Latin NCAP divulgou os resultados de mais uma bateria de testes de impacto. Foram avaliados o Chevrolet Sail e a Ford Ranger. “Os resultados continuam a expor alguns fabricantes de carros que oferecem níveis perigosos de segurança com risco de vida aos ocupantes, assim como o avanço de outros”, aponta comunicado distribuído pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe.

Esta foi a primeira bateria de testes feita com o novo protocolo da entidade, que só garante 5 estrelas em segurança aos veículos equipados com ESC, o controle eletrônico de estabilidade que corrige a trajetória do veículo em caso de derrapagem.

Ao ciar o nível perigoso de segurança o Latin NCAP se refere à Chevrolet, que já tem tradição em ir mal nos testes da entidade. O sedã Sail, popular em alguns países da região, zerou em proteção aos ocupantes adultos. O modelo não conseguiu sequer uma estrela das cinco possíveis.

A unidade avaliada é produzida na China e montada na Colômbia. “A estrutura desse veículo foi catalogada como instável, não sendo capaz de suportar cargas maiores. O motorista apresentava lesões de risco de vida na cabeça e no peito. O peito do passageiro mostrou compressão próxima do limite permitido”, descreve a entidade, justificando a nota zero.

O automóvel recebeu apenas duas estrelas quando se trata de segurança para as crianças por ter ancoragens Isofix para retenção infantil em caso de impacto. Ainda assim, o carro não tem cinto de três pontos em todos os assentos. "Fico surpresa com o fato de continuarmos a ver modelos zero estrela por parte da Chevrolet no mercado latino-americano. Enquanto outros fabricantes mostram uma melhora no transcurso dos últimos cinco anos, os modelos da GM continuam a decepcionar”, observou María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP.

O resultado decepcionante acontece após a General Motors ser listada como a empresa com pior performance em segurança em ranking divulgado pelo Latin NCAP em novembro do ano passado (veja aqui). O balanço consolidava os resultados das montadoras nas diversas baterias de testes promovidas pela entidade.

NOVA FORD RANGER

No caso da Ford Ranger, o Latin NCAP submeteu a nova geração da picape aos testes de impacto. O modelo recebeu nota melhor, com três estrelas na proteção aos ocupantes adultos e quatro em proteção infantil. Fabricado na Argentina, o veículo apresentou boa performance quando submetido à impacto frontal e lateral.

A entidade destaca que o modelo conta com ancoragens Isofix, além de cinto de três pontos em todos os assintos e possibilidade de desativar o airbag quando instalado o Sistema de Retenção Infantil (SRI). A performance só não foi melhor porque a Ranger não conta com ESC como item de série, aponta a entidade.



Tags: segurança, Chevrolet, Latin NCAP, General Motors, Ford Ranger.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência