Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Schaeffler produzirá shift tower no Brasil

Autopeças | 11/04/2016 | 17h26

Schaeffler produzirá shift tower no Brasil

Componente faz parte do sistema de engate para transmissões manuais

SUELI REIS, AB

A Schaeffler está adiantada nos seus planos para fabricar no Brasil o shift tower – torre de mudança - um dos principais componentes do sistema de engate para transmissões manuais em sua unidade localizada em Sorocaba (SP), onde já possui instalações apropriadas para parte dos processos previstos de manufatura. Cerca de 80% dos componentes terão produção nacional, mas o início dependerá dos projetos e contratos de fornecimento local que já estão em negociação.

Segundo a empresa, como o design do shift tower é individual para cada cliente, o investimento em processos complementares será diferente para cada projeto, de acordo com a necessidade, embora as linhas de montagem estejam em fase final de análise. Atualmente, o sistema é produzido em unidades na Europa, China e Índia e para produzir localmente, a Schaeffler conta com uma equipe de 25 pessoas entre Brasil e Alemanha dedicadas ao projeto.

“São engenheiros do Brasil e Alemanha que trabalham em conjunto, num intercâmbio de informações e expertise para viabilizar a produção no Brasil”, diz Cláudio Castro, diretor executivo de sistemas de transmissão da Schaeffler para a América do Sul.

A torre de mudança é uma solução tecnológica que oferece importantes diferenciais ao sistema de transmissão dos veículos, entre eles maior conforto ao dirigir, mais precisão nos movimentos de engate e seleção de marchas, proporcionando melhor desempenho. Esses benefícios são resultado da alta tecnologia aliada à simplicidade do sistema, com menos partes e interfaces funcionais e com a eliminação de vários componentes individuais e de etapas de montagem. Todos os componentes da torre de mudança são diretamente ligados ao eixo principal, o que reflete em facilidade de montagem, baixo atrito, precisão de engate, diminuição de ruídos, melhor performance e segurança.

Com a concepção em formato de torre, essa tecnologia pode ser aplicada em qualquer transmissão manual e embora já tenha vários designs disponíveis, possui capacidade para desenvolvimento de modelos personalizados.

“Utilizando o conhecimento já existente na Schaeffler Brasil em processos de estampagem, usinagem, montagem e alinhado ao conceito de mobilidade para o amanhã investiremos e produziremos esse sistema com um alto índice de conteúdo local proporcionando ao nosso cliente um produto de altíssima tecnologia e com design otimizado, reforçando o compromisso com a inovação, sustentabilidade e facilidade para o nosso cliente”, afirma Marcelo Machado, vice-presidente sênior automotivo Schaeffler América do Sul.

Para o executivo, o Brasil deverá se transformar em uma referência de transmissões manuais para mercados emergentes: “Sendo assim, o conforto de engate terá cada vez mais importância no design de uma transmissão”.



Tags: Schaeffler, shift tower, torre de mudança, câmbio manual, transmissão.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência