Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 09/04/2016 | 02h00

Nova Ford Ranger enfrentará dias difíceis

Picape pegará Hilux e S10 renovadas e Toro certamente já incomoda

MÁRIO CURCIO, AB | De Puerto Iguazú (Argentina)

A nova Ford Ranger que chega às concessionárias em maio (leia aqui) terá dias difíceis pela frente. A picape manteve em 2015 o terceiro lugar entre suas concorrentes mais diretas, mas teve queda de 30% nas vendas em relação ao ano anterior.

E neste primeiro trimestre houve duas inversões de posição no ranking das picapes médias. A Toyota Hilux, renovada no fim do ano passado, roubou a liderança da Chevrolet S10, que muda agora em maio. A Ranger, por sua vez, perdeu o posto para a Fiat Toro e para a VW Amarok como consequência da desaceleração da produção da Ford em Pacheco (Argentina) para a entrada da linha 2017.

Queira a Ford ou não, o fato é que a Fiat Toro entrou na briga pelo segmento e sua versão 4x4 manual a diesel parte de R$ 103.650, enquanto a Ranger com essa configuração sai por R$ 129,9 mil. A Toro tem ainda opções 1.8 flex a partir de R$ 77,8 mil, sempre equipadas com câmbio automático, enquanto a Ranger 2.5 flex começa em R$ 99,5 mil e oferece somente câmbio manual.

A picape Fiat conta ainda com o fator novidade, o mesmo detalhe capaz de roubar a liderança de um segmento como ocorreu em 2015, quando Honda HR-V e Jeep Renegade tiraram o Ford EcoSport do topo da lista dos utilitários esportivos.

Sobre a Fiat Toro, o gerente-geral de marketing da Ford, Oswaldo Ramos, diz: “Não consideramos como concorrente, são públicos bem distintos.” A esse respeito, o diretor de marketing, vendas e serviços, Guy Rodriguez, afirma: “Nossos clientes procuram uma picape com chassi, que seja resistente e capaz de rodar em condições difíceis.” Ele acredita que os principais compradores da picape Fiat farão uso urbano e este não seria bem o perfil dos compradores da Ranger.

“A Ranger 2017 vai concorrer com a Hilux”, afirma Ramos, comparando preços e listas de equipamentos de versões a diesel de cada uma. Guy Rodriguez confirma a Hilux como principal alvo e recorda que picape Toyota foi a concorrente mais vendida para pessoas físicas em 2015. São esses consumidores que a Ford mais quer para sua picape.

A montadora se vale agora dos cinco anos de garantia para atrair compradores. Também espaçou mais as revisões, eliminando a primeira aos seis meses. “As revisões têm preço fixo e custo 34% mais baixo nos gastos até 36 mil km”, recorda Ramos sobre as versões flex. No caso das picapes Ranger a diesel 2.2 e 3.2, esses valores baixaram 39% e 34%, respectivamente. Vale dizer que as comparações com a S10 ficaram de fora porque a picape 2017 Chevrolet passa por mudanças, mas só será mostrada em maio.

DESCONTO DE 11% NA TROCA PELA GERAÇÃO ANTERIOR

Num programa de pré-venda, a Ford dará desconto de 11% para quem tiver a Ranger da geração anterior, 2013 a 2016. A cota inicial dessa promoção é de 350 unidades. A fabricante criou também um “plano sazonal” para agricultores. Ele é válido somente para versões a diesel, com pagamentos semestrais em três anos. A taxa é de 6% ao ano e a entrada, de 54%.

AINDA SEM FLEX OU CABINE SIMPLES

As versões 2.5 flex chegam somente em junho. “As concessionárias ainda têm essas picapes da linha 2016 em estoque”, diz o gerente-geral de marketing. No primeiro momento haverá grande oferta (cerca de 50%) da versão diesel 3.2 Limited. No ano ela poderá responder por cerca de 35% do mix de vendas.

A produção da Ranger cabine simples foi interrompida com a entrada da linha 2017. Segundo Ramos, ela só será fabricada sob encomenda por ter procura muito baixa. A Ranger Sport saiu de linha.



Tags: Ford, Ranger, XLT, Limited, Oswaldo Ramos, Guy Rodriguez, Fiat, Toro, Toyota, Hilux, Chevrolet, S10, VW, Amarok, EcoSport, Jeep, Renegade, Honda, HR-V.

Comentários

  • Renato

    Na minha humilde opinião a camionete da ford está associada a um nome micado, RANGER, sinônimo de camioneta ruim por muito tempo. Apesar de ter lançado um produto totalmente novo errou em manter esse nome. Tenho a impressão se tivessem lançado com nome também novo tipo F-150 ou outro a história seria outra bem diferente

  • jonas

    Oque ja era a melhor camionete agora ficou melhor ainda! Sempre inovando, depois é seguida pela concorrencia invariavelmente! Relacao preco x conteudo acima das demais! Unica picape com nota maxima no euro ncap: nao da pra comparar com o latin ncap pra quem desconhece o metodo ncap de analise de seguranca veicular! Abcs

  • danilo santos

    excelente carro!! más a FORD ainda peca em alguns detalhes, já que fez mudanças poderia por ex: ter mudado essa antena que e horrível, a suspensão muito rígida faz o veículo pular um pouco em terrenos irregulares e a caixa de cambio não solta o veiculo,, da impressão que tá amarrado...daí a necessidade de andar sempre acelerado,, mas tem muitos pontos positivos.. motor potente,, ótima suspensão, estabilidade muito boa, a mais bela e podemos acionar a tração 4x4 com ela em movimento de até 120 km por hrs.. muito positivo... tem umas concorrentes que vc só traça com o carro parado...imagine que ainda querem comparar,,, fala sério!!

  • Leandro

    O carro sem dúvida é interessante, porém, sem dúvida também o preço é abusivo! Na atual situação em que o país se encontra priorizar um compra desta sem dúvida é privilégio para poucos! Para fazer vender acredito que a Ford terá que realizar excelentes promoções, descontos e ofertas!

  • Iracema

    A Ranger deveria sair com cabine estendida com banco para 3ocupantes,com um ótimo espaço atrás dos bancos, é câmbio de 6marchas com tração 4x4,seria a melhor picape a venda.

  • brunoseara

    Gente nao caiam nessa furada!!!Ford Ranger nova nao funciona direito , falo por expereiencia propria!!!

  • José Geraldo

    A Ranger mudou pra melhor. Nem se compara o pacote de itens de série de opcionais, tecnologia e segurança com as pick-ups concorrentes. Considero a Fiat Toro mais um simples utilitário a pickup. Acho que a nova Ford Ranger é o melhor custo benefício. E agora, está a mais bonita da categoria. Estou aguardando a cabine simples para compra. Valeu Ford!!

  • JoséEdson Batista da Cruz

    Bomque eu sei é que a ranger é muito linda e ótima no segmento, porém a o Jeep campasse é um carro espetacular com conforto ótima motorização e mais barato, onde requer uma boa vendagem, hoje eu compraria o compasse, obrigado e boa comunicação a todos

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência