Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mobilidade | 07/04/2016 | 17h14

Goodyear cria Projeto Nomad para debater transporte nas metrópoles

Iniciativa busca soluções para grandes cidades da América Latina

REDAÇÃO AB

A Goodyear criou o Projeto Nomad que, em parceria com a academia, busca soluções de mobilidade para as metrópoles da América Latina. O objetivo é debater como será a locomoção nas grandes cidades nos próximos 10 anos e encontrar maneiras de tornar esta experiência agradável.

A empresa propôs a instituições de ensino que desenvolvessem projetos inovadores para este cenário. Apesar de não ter o compromisso de fazer com que as propostas cheguem, de fato, ao mercado, a Goodyear exigiu que os planos sejam economicamente viáveis e incluam um plano de negócio de acordo com o produto e serviço proposto.

Participaram do desafio estudantes de pós-graduação em design estratégico do Istituto Europeo di Design (IED) e de graduação em design do Instituto Mauá de tecnologia (IMT). Os projetos deveriam ter como ponto de partida o indivíduo que não passa o dia em um lugar só, já que se desloca para trabalhar, estudar, fazer exercícios e passear. “Não tem nem geografia nem horário muito definidos. Há uma ausência de rotina. Por isso, ele precisa se deslocar pela cidade e fora dela com frequência”, especifica Rodrigo Ciossan, especialista em design e inovação da Goodyear.

A empresa destaca que a iniciativa rendeu bons frutos. Entre os projetos está o PitStop, feito por estudantes do IMT com a intenção de oferecer centros de suporte para caminhoneiros e seus veículos, já que estes profissionais têm estilo de vida nômade. O projeto prevê serviços como lavanderia, restaurante e ambulatório.

No Instituto Europeo di Design uma das soluções foi o FloatSpace, que pretende promover conexão entre pessoas e espaços ociosos. Um aplicativo conecta locatários com pessoas que se movimentam com intensidade pela cidade e poderiam aproveitar espaços ociosos, alugando por hora ou dia.

Comentários

  • Flavson Silva

    A visão da empresa parece ser interessante, um olhar mais atento para a o desenvolvimento estratégico, sabendo que sempre a prioridade deve ser a cidade e o cidadão, já que não podemos frear o crescimento, devemos oferecer produtos e serviços que garantam a melhoria da qualidade de vida, se não teremos no futuro próximo uma situação insustentável. Pois tenho visto no decorrer dos meus trinta e cinco anos de experiência, pouca iniciativa por parte das empresas, que visem o crescimento profissional, educacional, possibilitando ao cidadão e as cidades de se apropriar e se utilizar, destas novas tecnologias inovadoras, já que temos mais de cinquenta anos de mercado automobilístico no Brasil,"e o que foi mesmo agregado de valor para o cidadão", hoje se tivermos muito no pais, temos dez cursos de formação de nível superior em automobilística. Parabéns pela iniciativa.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência