Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Mercado | 06/04/2016 | 19h36

Com vendas fracas, produção de máquinas cai 52% no trimestre

Anfavea não perde o otimismo para o desempenho de abril com a Agrishow

SUELI REIS, AB

Com a acentuada queda do volume de vendas de máquinas agrícolas e rodoviárias no atacado, que no primeiro trimestre recuaram 44% sobre igual período do ano passado, para 6,6 mil unidades, a produção do segmento recuou expressivos 52,2% no período ao entregar pouco mais de 7,3 mil unidades, segundo os dados divulgados na quarta-feira, 6, pela Anfavea, associação das fabricantes. O nível de ociosidade do segmento fechou em 73% nos três primeiros meses do ano.

-Veja aqui os dados da Anfavea.

“Terminamos 2015 com um estoque grande tanto nas fábricas quanto na rede de distribuição, o que nos levou a ajustar os volumes de acordo com o que o mercado está sinalizando”, afirma Ana Helena de Andrade, vice-presidente da Anfavea. “Estamos ocupando apenas 23% da nossa capacidade. As empresas estão em um esforço para manter o nível de emprego, algumas até antecipando férias coletivas de 2018, entre outras medidas, como adesão ao PPE (Programa de Proteção ao Emprego), mas é um movimento bastante oneroso arcar com essa ociosidade acima de 70%”, completou.

Apesar do mau desempenho, a Anfavea mantém certo otimismo sobre as vendas do setor para abril, quando tradicionalmente se realiza a Agrishow, feira de negócios dedicada à máquinas agrícolas e de construção e que ocorre entre 25 e 29 deste mês em Ribeirão Preto, no interior paulista:

“Sempre há uma expectativa positiva com a Agrishow. Neste ano, contaremos ainda com o Pró-Trator, programa do estado de São Paulo que dispõe de crédito suficiente e que agora extinguiu a regra de que só podia comprar apenas um trator por CPF, no caso do pequeno produtor”, comenta a executiva.

Sobre as exportações, no primeiro trimestre houve queda de 23,2% no comparativo anual, para pouco mais de 1,8 mil unidades, entre máquinas agrícolas e rodoviárias. Ana Helena acredita que nos próximos meses este número possa melhorar, uma vez que o Brasil inicia ainda em maio os embarques de máquinas para Gana, país africano que começará a participar do programa Mais Alimentos Internacional.

Confira, em vídeo, o balanço dos resultados da indústria automotiva no 1º trimestre de 2016:



Tags: Anfavea, máquinas agrícolas, Agrishow.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência