Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
FCA anuncia investimento de US$ 500 milhões na Argentina
A partir da esq.: CEO da FCA, Sergio Marchionne, Stefan Ketter, governador Juan Schiaretti, prefeito Ramon Mestre e o presidente da Argentina, Mauricio Macri

Indústria | 05/04/2016 | 18h51

FCA anuncia investimento de US$ 500 milhões na Argentina

Córdoba produzirá novo modelo sobre plataforma modular; lançamento em 2017

REDAÇÃO AB

A fábrica da FCA Fiat Chrysler Automobiles em Córdoba, na Agentina, onde são montados modelos Fiat, receberá investimento de US$ 500 milhões para a produção de um novo modelo sobre plataforma modular cujo lançamento é previsto para 2017 e destinado ao mercado de exportação, principalmente América Latina, além de outros em potencial. O anúncio foi feito pelo CEO global do grupo, Sergio Marchionne, na terça-feira, 5, durante cerimônia realizada na própria unidade e que contou com a presença do presidente do país, Mauricio Macri. Com o aporte, a unidade elevará sua capacidade produtiva para mais de 100 mil unidades por ano.

“Trata-se de uma decisão que eleva a planta de Córdoba a uma posição de destaque no sistema industrial da FCA na América Latina”, disse Marchionne. “Esta fábrica receberá a mais moderna tecnologia hoje disponível no sistema industrial da FCA”, acrescentou.

Também participaram da solenidade o governador de Córdoba, Juan Schiaretti, e o prefeito da cidade, Ramón Mestre. O presidente Macri foi acompanhado pelos ministros da Produção, Francisco Cabrera, e do Interior, Rogelio Firgerio, e pelo secretário geral da presidência, Fernando de Andreis. Eles foram recebidos por Stefan Ketter, presidente da FCA para a América Latina, Cledorvino Belini, presidente de desenvolvimento da companhia para a região, Cristiano Rattazzi, presidente da FCA Argentina, e Roberto Gigliarelli, diretor geral da FCA Automobiles Argentina e América Latina.

“Este investimento consolida a planta de Córdoba como um centro de produção de classe mundial e como um polo exportador para toda a América Latina e outros mercados potenciais”, afirmou Ketter. “A FCA reforça sua presença na América Latina, uma região estratégica para o desenvolvimento de nossas marcas”, ressaltou.

ESTRATÉGIA

O novo investimento anunciado para a Argentina se enquadra no plano estratégico industrial da FCA para a região além de se ajustar às exigências do governo local para o setor automotivo sobre elevar o nível de nacionalização, integração local e competitividade.

Com o objetivo de integrar cada vez mais seus conteúdos locais em patamar acima de 50%, o novo projeto para Córdoba tem importante perfil exportador, uma vez que mais de 80% da produção será destinada ao mercado externo, especialmente os da América Latina.

O investimento de US$ 500 milhões na planta será alocado em modernização dos processos produtivos e de qualidade de acordo com o sistema World Class Manufacturing (WCM), além do desenvolvimento de fornecedores, pesquisa e capacitação.

O plano prevê a instalação de mais de 150 robôs na unidade de funilaria, elevar o grau de automação na linha de produção, nova linha de montagem de motores paletizada, com novos padrões de qualidade, ampliação e modernização da sala metrológica com a introdução de novos equipamentos de medição, a criação de um centro de comunicação, a exemplo da fábrica da FCA em Goaina (PE), que utiliza um amplo espaço central na unidade para o trabalho conjunto e integrado de equipes correlatas. Além disso, uma nova linha de montagem e de testes para a nova caixa de transmissão automática que será utilizada no novo veículo.

Sobre o carro, a FCA informa que será produzido apenas na planta de Córdoba, decisão que prevê grande esforço no desenvolvimento de fornecedores locais. A empresa prevê que mais de vinte novos fabricantes de autopeças devem se somar ao parque atual para produzir cerca de 600 itens. O projeto pretende superar os 50% de conteúdo local, o que implica aumentar o volume de compras na Argentina. Segundo a companhia, sua decisão em elevar o nível de localização vai gerar novos empregos na cadeia e impacta positivamente um universo calculado em 20 mil pessoas, mais da metade em Córdoba, que mantêm vínculo com as atividades do complexo industrial da empresa em Ferreyra.

Em paralelo, a FCA reforça que mantém seus planos no Brasil onde prevê o lançamento de três modelos ainda este ano como parte do investimento que soma R$ 15 bilhões de 2013 até o fim de 2016.



Tags: FCA, Fiat Chrysler, investimento, Argentina, Córdoba, plataforma modular, Sergio Marchionne, WCM.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência