Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Grupo VW investe na autonomia de pesados
No comboio, 2º e 3º caminhões são semiautônomos e repetem ações do 1º

Internacional | 04/04/2016 | 15h50

Grupo VW investe na autonomia de pesados

MAN e Scania receberão total de € 500 milhões até o fim da década

REDAÇÃO AB

O Grupo VW vai investir cerca de € 500 milhões até o fim da década em tecnologia autônoma para os veículos pesados das marcas MAN e Scania. O anúncio foi feito na segunda-feira, 4. A MAN está mostrando em Munique, na Alemanha, a viabilidade de um sistema em que um veículo pesado dirigido por uma pessoa é seguido em comboio por outros caminhões semiautônomos.

Os “brutos” se conectam pela transferência digital de dados. Dois ou mais veículos seguem um atrás do outro a uma distância de como dez metros ou o equivalente a meio segundo. O motorista do primeiro veículo define trajeto e velocidade. Os de trás repetem as ações. De acordo com a VW, essa interação permite redução de consumo e emissões em até 10%.

Chamado de “Desafio Europeu do Comboio de Caminhões”, a iniciativa foi proposta pelo governo holandês, que quer favorecer a condução autônoma. A Scania também entrou no programa, inicialmente com três veículos partindo da Suécia no fim de março. Os caminhões seguiram para a Dinamarca, depois Alemanha, Bélgica e Países Baixos.

No dia 4, a MAN iniciou seu comboio partindo de Munique com destino a Rotterdam. Ao lado de veículos de outros fabricantes europeus, eles chegarão em 6 de abril. “O desafio demonstra claramente o quanto o setor de transportes irá mudar. Os caminhões estarão totalmente conectados e isso vai aumentar a segurança e eficiência”, afirma o ministro alemão dos Transportes, Alexander Dobrindt.

No sistema adotado, os veículos do comboio estão conectados por uma “barra de tração eletrônica”. Os comandos de manobra são transmitidos diretamente de um caminhão para o outro. O de trás também pode enviar dados de volta ao da frente. A comunicação entre eles ocorre por uma conexão WLAN com frequência de 5,9 gigahertz.



Tags: Grupo VW, MAN, Scania, direção autônoma, semiautônomos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência