Automotive Business
  
ABLive

Notícias

Ver todas as notícias
Venda diária de motos cai para 4,7 mil

Mercado | 01/04/2016 | 18h25

Venda diária de motos cai para 4,7 mil

Emplacamentos no trimestre têm queda real próxima de 25%

MÁRIO CURCIO, AB

A venda de motos em março somou 103,3 mil unidades, registrando alta de 17,1% sobre fevereiro por causa do maior número de dias úteis. A média diária, no entanto, que andava por volta de 4,8 mil unidades nos dois primeiros meses, diminuiu para 4,7 mil. Os números são da Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.

- Veja aqui os números da Fenabrave

A retração no acumulado do ano aumentou. No bimestre era de 9,7%. Com o trimestre passou para 12,5% no confronto com o mesmo período de 2015. Se forem descontados os ciclomotores usados licenciados como zero-quilômetro nesses três meses (em razão de uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro), a queda real chega a cerca de 25%.

Essa mudança no código, a Resolução Contran nº 555/15 (que obriga o emplacamento de ciclomotores em todos os municípios), fez com a Shineray se tornasse a terceira fabricante em volume de emplacamentos. Sua participação de mercado passou de menos de 1% para quase 9%. Pelo mesmo motivo a Traxx ocupa hoje a quarta posição, à frente de Dafra e Suzuki. Sua fatia, que era de 0,6% no primeiro trimestre de 2015, hoje está em 3,1%.

Por outro lado, a medida fez com que a participação da Honda baixasse da casa dos 80% até o fim do ano passado para os atuais 66,2%.



Tags: Motos, motocicletas, Honda, Shineray, Traxx, Dafra, Suzuki, ciclomotores, emplacamentos, Fenabrave.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência