Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Duas Rodas | 31/03/2016 | 17h58

Mercedes pode comprar italiana MV Agusta

Alemã estaria seguindo os passos da Audi, que adquiriu Ducati há quatro anos

REDAÇÃO AB

A Mercedes-Benz pode adquirir o controle financeiro da MV Agusta, que enfrenta dificuldades financeiras. Desde 2014, a alemã detém 25% desta fabricante italiana de motocicletas e o logotipo AMG (divisão esportiva da Mercedes) está pintado na carenagem das Agusta que correm pelo Mundial de Superbikes.

Para sanar problemas administrativos, a Agusta teria iniciado uma restruturação capaz de convencer investidores e instituições financeiras a acreditar em seu futuro. Jornais italianos apontam como certa a tomada da maioria do capital da empresa italiana pela Mercedes, em disputa com o presidente da MV Agusta, Giovanni Castiglioni.

Se o negócio se concretizar, a Mercedes seguirá caminho semelhante ao tomado pela Audi, que quatro anos atrás (abril de 2012) adquiriu a Ducati por € 860 milhões. Vale lembrar ainda que a também alemã BMW já fabricava as próprias motocicletas muito antes disso, desde 1923.

Em 2011, a brasileira Dafra começou a produzir motos MV Agusta em Manaus (AM) e deteve os direitos de produção e venda dessas motos até abril de 2015, quando a empresa italiana assumiu a operação e apenas manteve a montagem dentro da Dafra. Entre 2011 e 2015 saíram dessa unidade pouco mais de mil MV Agusta, segundo números da Abraciclo, entidade que reúne fabricantes do setor. Em 2016 não consta a produção de nenhuma MV Agusta no banco de dados da entidade.

A estrutura da Dafra também é utilizada para montagem local tanto das motos BMW como das Ducati, além de Indian, KTM e das próprias Dafra.



Tags: Mercedes, MV Agusta, Audi, Ducati, BMW, Dafra.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência