A Volvo pretende vender cerca de 4 mil carros até o fim do ano ou ao menos repetir o resultado em 2015, quando teve 3,8 mil unidades emplacadas e cresceu 22,3% sobre o ano anterior. A intenção foi revelada pelo presidente da Volvo Cars no Brasil, Luis Rezende, durante a reinauguração da concessionária Autostar da zona sul da cidade de São Paulo.
O número ainda é distante do recorde obtido pela marca em 2011, com 5,2 mil automóveis, que não deve se repetir em curto prazo por causa da atual situação do mercado. Rezende continua descartando a possibilidade de fábrica em curto prazo por causa dos investimentos recentes feitos pela Volvo Cars. A empresa vai inaugurar uma fábrica em Charleston (Carolina do Sul, EUA) até 2018 e também abriu três plantas na China desde que foi adquirida pela Geely.
E sua cota total no Brasil pelo Inovar-Auto, de quase 7 mil veículos importados, é suficiente para suprir as vendas: “Temos hoje duas cotas, uma da Volvo Cars, de 2,7 mil carros, e outra da VKN, de 4 mil unidades”, afirma Rezende. O modelo mais procurado no Brasil é o utilitário esportivo XC 60, que respondeu por 66,9% das vendas da Volvo no ano passado e aguça o apetite de Rezende e da rede pelo futuro XC 40, menor e mais acessível. Sem botar prazo, ele dá a entender que o carro pode chegar em três anos.
A rede Volvo tem hoje, segundo o executivo, 27 concessionárias. Houve dois pontos fechados recentemente, um em Ribeirão Preto (SP) e outro em Porto Alegre (RS). “Ambos serão substituídos por lojas de outros grupos porque são duas praças importantes para nós”, diz.
A unidade Autostar reinaugurada é a primeira concessionária da cidade de São Paulo a adotar o novo padrão visual da Volvo e a sétima em todo o Brasil. A revenda teve de trazer da Suécia móveis, luminárias e até piso. O investimento não foi revelado. A loja existe desde 2011 e, segundo o gerente comercial, Fábio Silva, vende em média 25 carros novos e dez usados por mês.
A Volvo traz hoje ao Brasil os modelos V40, V40 Cross Country, S60, V60, XC60 e XC90. Os carros vêm da Bélgica e da Suécia. Até o fim deste ano ou em 2017 a empresa trará também o S90.
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo