NOTÍCIAS
29/03/2016 | 13h38

AB

Workshop analisa os avanços da Indústria 4.0

Evento de Automotive Business ocorrerá dia 2 de maio, em São Paulo


REDAÇÃO AB

Para a indústria automobilística brasileira tornar-se competitiva não bastará fazer a tarefa de casa para sair do atual período de dificuldade, recorrendo ao receituário tradicional que implica em buscar exportações, reposicionar-se na cadeia de produção, proteger o caixa, reforçar a presença no aftermarket e fazer ajustes de capacidade. Vencida a fase de recuperação, que deverá se estender por cinco ou seis anos, as empresas locais deverão enfrentar o desafio de alinhar-se à revolução nos conceitos de mobilidade, compartilhamento do carro, surgimento dos veículos autônomos e alto grau de conectividade em todas as frentes. Haverá, ainda, a necessidade de adequar-se ao novo perfil da indústria 4.0, que terá fábricas inteligentes, governadas por um elevado nível de automação, conectividade e internet das coisas.

O alerta é da consultora Letícia Costa, da Prada Assessoria. Ela adverte que a indústria automobilística brasileira deve olhar para além da crise atual e definir estratégias competitivas para enfrentar as transformações na manufatura e na área da mobilidade, participando de um movimento global. “Se a indústria não começar a se mexer agora, corre o risco de ficar parada no tempo”, disse.

Essas questões levantadas por Letícia Costa estarão em debate no workshop “A indústria 4.0 e a revolução automotiva”, de Automotive Business, que ocorrerá dia 2 de maio em São Paulo, no Milenium Centro de Convenções. O evento analisará as tendências na forma de projetar, produzir e utilizar os veículos, avaliando a velocidade das mudanças e seus aspectos mais radicais.

O consultor Paulo Cardamone, da Bright Consulting, abrirá o programa com uma palestra para analisar a retomada dos negócios no setor automotivo e os cenários para 2016. Ricardo Bacellar, diretor de relacionamento da KPMG, explicará as transformações na indústria, alinhando as megatendências que vão mudar o papel de montadoras e fornecedores. A rota em direção à Indústria 4.0 será traçada por Ivar Berntz, sócio-diretor da Deloitte. Caberá a Rodrigo Custódio, diretor da Roland Berger, explicar as mudanças no perfil dos fornecedores de serviços e sistemas. Kai Probst, diretor de desenvolvimento de negócios da T-Systems, tratará de conectividade e integração de sistemas. A digitalização da manufatura será o tema da apresentação de Rogério Albuquerque, executivo de vendas da Siemens PLM.

Um painel sobre os desafios da cadeia de suprimentos e serviços, tendo em vista a evolução da Indústria 4.0, reunirá Besaliel Botelho, presidente da Bosch; Cláudio Bressan, gerente de negócios da Fundação Certi; Edouard Mekhalian, diretor da Kuka Roboter; José Rizzo Hahn, presidente da Pollux Automation; e Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul.

A palestra de encerramento será proferida por Celso Placeres, diretor de manufatura da Volkswagen, para apresentar cases de aplicações da Indústria 4.0 na empresa.

Informações sobre o workshop podem ser obtidas pelo telefone 11 5095-8888 ou em www.automotivebusiness.com.br/workshop4.0_2016.html

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 25/04/2017
Fim do Inovar-Auto abre oportunidades de debates sobre a sua evolução

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 28/04/2017
Marca prepara variação três-volumes da linha
INOVAÇÃO | 24/04/2017
Ter empatia com consumidor é essencial para o sucesso
AUTOINFORME | 19/04/2017
Montadora chinesa investe para melhorar produtos
QUALIDADE | 21/03/2017
Jovens buscam solução de mobilidade e querem permanecer conectados
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
DISTRIBUIÇÃO | 09/08/2016
Crise pode reduzir negócios no pós-venda ou ser oportunidade para manter clientes mais próximos
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes