Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Combustíveis | 24/03/2016 | 18h59

Governo sanciona lei que aumenta índice de biodiesel no diesel

Mistura passará dos atuais 7% para 8% até 2017 e chegará a 10% até 2019

REDAÇÃO AB

O governo sanciona sem vetos a Lei nº 13.033 que aumenta os porcentuais de adição de biodiesel ao diesel cuja mistura passará dos atuais 7% para 8% até 2017 com aumento de um ponto porcentual a cada ano. Com isso, o índice passará para 9% até 2018 e 10% em 2019. A legislação publicada na edição de quinta-feira, 24, do Diário Oficial da União estabelece que o índice poderá alcançar 15% de 2019 em diante, depois que testes e ensaios do combustível forem realizados em motores no prazo de 36 meses e aprovados pelo Conselho Nacional de Política Energética.

“Todos nós ganhamos com isso: a agricultura familiar, a agricultura comercial, as usinas produtoras de biodiesel, o consumidor no Brasil e o meio ambiente. Ao ganhar o meio ambiente, ganha toda a população brasileira. E espero que nessa flexibilidade de combinação, nós tenhamos também preços mais baratos para o combustível”, afirmou a presidente Dilma Rousseff durante a cerimônia de sanção, na quarta-feira, 23, em Brasília.

A presidente lembrou que o Brasil assumiu compromissos ambiciosos na última Conferência do Clima, a COP21, em Paris, tanto para a redução de emissões quanto de ampliação da ampliação das energias renováveis na matriz energética nacional e que a nova lei ajudará o País a cumprir esses compromissos. “Essa lei abre claramente a possibilidade de que nós tenhamos um desempenho muito expressivo quando se trata da questão do clima e da mudança climática”.

O presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Battistella, presente à cerimônia no planalto, comemorou o que chamou de dia histórico para o setor do biodiesel, pois a medida sinaliza uma garantia de uso da produção.

“De hoje em diante, temos previsibilidade [de fornecimento]. E era isso que estávamos buscando”, afirmou.

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de biodiesel do mundo. A capacidade instalada de produção do País atingiu 7,26 milhões de metros cúbicos por ano. Hoje, há 50 usinas aptas a operar comercialmente em todas as regiões. Atualmente, o biodiesel no Brasil é produzido a partir de plantas como a mamona, pinhão manso, palma e soja, sendo uma fonte de energia renovável e que produz menos danos ambientais.



Tags: Biodiesel, diesel, motores, Lei.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência