Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Novo layoff de 5 meses se desenha em São Caetano

Trabalho | 23/03/2016 | 17h45

Novo layoff de 5 meses se desenha em São Caetano

GM e sindicato dos metalúrgicos negociam destino de 1,2 mil trabalhadores

REDAÇÃO AB

A General Motors deve mesmo conceder layoff de cinco meses para cerca de 1,2 mil trabalhadores em sua fábrica de São Caetano do Sul (SP). Outra situação que se desdenha é o pagamento do reajuste salarial deste ano em forma de abono, metade em abril e o restante em agosto.

A montadora e o sindicato dos metalúrgicos do município se reuniram na terça-feira, 22, mas alguns impasses ainda persistem na negociação. “Tem coisas que não concordamos, como a retirada da cláusula de garantia de emprego em caso de doença profissional, além da redução do adicional noturno de 30% para 25%, que já foi descartada”, disse o sindicalista.

Por lei o adicional noturno é de 20% e esta havia sido a oferta inicial da empresa, há uma semana, mas o sindicato manteve a recusa também da proposta intermediária. Outros impasses ocorrem sobre a eventual prorrogação do layoff. “Queremos os cinco meses prorrogáveis por mais cinco, mais seis salários como multa em caso de demissão. A GM quer prorrogação de três meses sem a multa”, afirma o diretor executivo do sindicato, Agamenon Alves.

Entre os itens acordados estão o reajuste de 2017, em que 60% da inflação será incorporada aos salários e o restante dos 40% restantes entrarão em forma de abono em abril do ano que vem.

Outras propostas sugeridas pela empresa são o pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) em 10 de junho e a compensação do banco de horas em dois sábados por mês assim que o mercado de automóveis reagir.

Uma nova reunião entre a montadora e o sindicato foi marcada para segunda-feira, 28.



Tags: GM, General Motors, sindicato, metalúrgicos, São Caetano do Sul.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência